Pela primeira vez, Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro, vai acolher, entre 7 e 9 de fevereiro, um festival de caminhadas, que promove património e a cultura popular.
Em pleno Barrocal algarvio, o WFSBN – Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe está integrado na Algarve Walking Season, temporada anual de eventos de pedestrianismo que se realiza na região, contando com mais quatro festivais: Barão de São João (Lagos), Ameixial (Loulé), Alcoutim e Monchique.
27 caminhadas agendadas
Estão programadas 27 caminhadas destinadas a "todo o tipo de público", com troços preparados para crianças, para famílias e para praticantes mais avançados, que podem inscrever-se num percurso "radical", de 16 km e com classificação "muito difícil". Ao longo dos três dias, o evento conta com "50 atividades de todos os tipos", que incluem, além das caminhadas, workshops, palestras, atividades de bem-estar ou exposições, entre outras. Segundo o presidente da junta de freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Sérgio Martins, os participantes “vão poder desfrutar de facto de uma natureza e paisagens bastante bonitas e vão poder usufruir também destas atividades todas e da cultura que nós vamos simbolizar aos nossos visitantes".
Refira-se que muitas das iniciativas, que obrigam a inscrição já estão esgotadas.
Valorizar a cultura popular
Sérgio Martins contou que Santa Bárbara de Nexe, freguesia rural a norte de Faro com cerca de 4.500 habitantes, tem trabalhado, nos últimos 20 anos, na "preservação de caminhos centenários" onde não passam carros e que as pessoas "utilizavam para ir para as terras, moinhos e atividades profissionais", mas, "ao longo dos últimos 40 ou 50 anos, ficaram ao abandono".
Só que a freguesia optou por não deixar os caminhos ao abandono, começou a recuperá-los para o "usufruto das pessoas" e o surgimento de uma associação de pedestrianismo uniu ainda mais as forças locais para, frisou, reforçar a preservação desses caminhos antigos para serem também utilizados para a prática desportiva, o lazer e a promoção da saúde da população.
"Tendo tido conhecimento e participando muitos de nós nos festivais, propusemos a criação de um quinto evento de caminhadas na Algarve Walking Season, que a Região de Turismo do Algrave acolheu. É precisamente isso que estamos agora a desenvolver", acrescentou.
Sérgio Martins destacou que a temática do WFSBN – Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe é "o património e a cultura popular", que classificou como "muito rica", com um passado ligado ao acordeão e uma "longa tradição de canteiros e de trabalho artístico na pedra", exemplificou. "E vamos valorizar essa nossa cultura popular em diversos momentos deste festival", concluiu.