Catarina Correia, chef da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, Louise Bourrat, do lisboeta Boubou’s e Ana Moura, do restaurante Lamelas, em Porto Covo, são as anfitriãs de três jantares, onde convidam outras seis para entrarem na cozinha. O nome do evento - Ladies’ Night - “é uma provocação”, explicam os organizadores, ao usar “um conceito sexista, que usa as mulheres como isco em bares e discotecas" para fazer destas Ladies’ Nights, "noites de empoderamento das mulheres da alta-cozinha portuguesa”.

Casa de Chá da Boa Nova
Casa de Chá da Boa Nova wed crashers

Para além da cozinha, também as sommeliers e as chefs de pastelaria convidadas são mulheres. Os vinhos escolhidos serão igualmente de enólogas e produtoras portuguesas. O primeiro destes três jantares exclusivos está agendado para quinta-feira, 8 de maio, na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. Catarina Correia da equipa de Rui Paula é a anfitriã. A ela, juntam-se, além de Ana Moura e Louise Bourrat, Aurora Goy do restaurante Apego, no Porto, e Marta Caldeirão, do restaurante Âmago, em Lisboa.

“Sinto que estamos a viver um momento em que as mulheres começam, finalmente, a ocupar mais espaço na gastronomia com visibilidade, reconhecimento e confiança. Mas sei também que o caminho para a igualdade de oportunidades ainda está longe de terminar. Por isso, acredito que é fundamental estarmos unidas, celebrarmos o que foi conquistado e, sobretudo, continuarmos a apoiar-nos umas às outras. Estas Ladies’ Nights são sobre isso: talento, força e partilha”, explica Catarina Correia, cofundadora do evento e chef executiva da Casa de Chá da Boa Nova, restaurante que conquistou um Garfo de Ouro, em 2024, e ostenta duas estrelas Michelin.

Casa de Chá da Boa Nova
Casa de Chá da Boa Nova JOAOCARL0S

Pelas mesas da impressionante sala da Casa de Chá da Boa Nova, projetada por Siza Vieira, vão passar no primeiro jantar “Eclair de lagosta”, “Taco frutos-do-mar”, e “Sapateira”. Nos principais serão servidos “Ameijoa/Carvão”, “Espargos/Hollandaise de Vin Jaune/Brioche de Nori”, “Gamba Violeta/ Arroz /Molho de moqueca”. Há ainda “Alcachofra e pasta”, “Carabineiro/Salsafi”, e a já “famosa” “Lula Chanel”, terminando com “Canja de Garoupa/Fígado de Abrotéa”. A refeição fica completa com a sobremesa “Algarve” e “Petit fours”. O jantar custa €290 e inclui harmonização vínica ou não alcoólica.

Boubou’s
Boubou’s Expresso

O segundo jantar da série Ladie’s Night está marcado para 7 de julho, sendo a luso-francesa Louise Bourrat quem recebe na cozinha do Boubou’s, as chefs Alessandra Montagne, do restaurante Cícero, em Lisboa, e do Nosso e Tempero, em Paris, e ainda Catarina Correia e Rita Magro, do restaurante Blind, no Porto. As sobremesas estarão a cargo de Juliana Penteado. Ainda não são conhecidos detalhes do último jantar, a 3 de outubro no Lamelas, em Porto Covo, que terá como anfitriã chef Ana Moura.

Lamelas
Lamelas Expresso

O conceito Ladies’ Night, foi criado pelo escritor e curador gastronómico Nelson Marques, Catarina Correia e Rui Paula, chefs da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram