
Em Coimbra, a cerimónia de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 distinguiu os melhores hotéis e restaurantes portugueses. Entre novidades e surpresas, contam-se 40 restaurantes e 33 alojamentos premiados com Garfo e Chave de Platina, Ouro e Prata, prémios Sustentabilidade, Revelação e Personalidade Revelação, além de Pedro Lemos, eleito do Chef do Ano e Nuno Diniz, agraciado pela carreira dedicada à gastronomia. Veja as fotos da festa que celebrou talento, inovação, descentralização e sustentabilidade e conheça os agraciados com a distinção máxima: Garfos e Chaves de Platina.
O Guia Boa Cama Boa Mesa 2025, que conta com o apoio do BPI e do Recheio, vai estar disponível nas bancas, a partir de 9 de maio, por €19,90. Pode, desde já, aproveitar a campanha de pré-venda Boa Cama Boa Mesa, com desconto e oferta de portes.
Chave de Platina
AREIAS DO SEIXO Torres Vedras
HERDADE DA MALHADINHA NOVA Beja
SÃO LOURENÇO DO BARROCAL Reguengos de Monsaraz
SIX SENSES DOURO VALLEY Lamego
THE YEATMAN Vila Nova De Gaia
VILA VITA PARC Lagoa
REVELAÇÃO 2025
VICEROY AT OMBRIA ALGARVE (Loulé)
PERSONALIDADE REVELAÇÃO 2025
MÁRCIA VILAR - STORY STUDIO SORTELHA (Sabugal)
SUSTENTABILIDADE 2025
CRAVEIRAL FARMHOUSE (Odemira)
GARFO DE PLATINA
BELCANTO (Lisboa) =
CASA DE CHÁ DA BOA NOVA (Matosinhos)
THE YEATMAN (Vila Nova de Gaia)
VILA JOYA (Albufeira)
VISTA RESTAURANTE (Portimão)
REVELAÇÃO 2025
PEDRO LEMOS (Porto)
PERSONALIDADE REVELAÇÃO 2025
JOÃO D’EÇA LIMA - XISTO (Penela)
SUSTENTABILIDADE 2025
CHECK IN BY LEONEL PEREIRA (Faro)
Selecionar e descentralizar
Desde a última edição, em abril de 2024, os jornalistas do “Boa Cama Boa Mesa” percorreram o país para conseguir avaliar o maior número de restaurantes e alojamentos. As avaliações encerraram nos primeiros dias de abril. Na vertente “Boa Cama” existem fatores de avaliação claros, como o projeto turístico, edifício e arquitetura, decoração, serviços disponibilizados, atendimento, sustentabilidade e, obviamente, relação preço/qualidade. Já na vertente “Boa Mesa”, a seleção dos melhores foi orientada por critérios de avaliação a partir de oito grandes áreas: comida, conceito, produto, local, serviço, garrafeira, relação preço/qualidade e sustentabilidade. Elemento determinante na avaliação e seleção final de alojamentos e restaurantes é gerado pela importância do projeto na área onde se insere, nomeadamente quando é estruturante para a região e de grande relevância para o desenvolvimento local. Para além de todos estes critérios, o “Guia Boa Cama Boa Mesa” segue um objetivo de descentralização, identificando, sempre que existam, restaurantes e alojamentos representativos de todos os concelhos do país, privilegiando essa ocupação geográfica em detrimento da concentração nas grandes cidades, tornando-se não apenas um guia de “boa cama e de boa mesa”, mas também um convite a descobrir Portugal.