Está tudo a postos para o Míscaros - Festival do Cogumelo, na aldeia do Alcaide, nos arredores do Fundão. Entre os dias 13 e 17 de novembro, a festa é dedicada ao mundo mágico dos cogumelos e, nesta edição, pretende-se, “ligar o cogumelo à ciência”, anuncia Fernando Tavares, presidente da Liga dos Amigos do Alcaide. Para isso, o programa do festival inclui “uma componente dedicada ao conhecimento e à ciência muito forte, com várias palestras e debates organizados em parceria com entidades como a Gardunha XXI ou o Jornal do Fundão”. Conhecida que é a ligação dos míscaros à gastronomia, “hoje já se encontram 20 espécies, e há cinco anos eram apenas três”, pretende-se agora, explica o organizador, “estudar os benefícios dos cogumelos nas mais diversas valências”.
Naturalmente, não faltam tasquinhas e restaurantes para provar cogumelos sob as mais variadas confeções. Neste contexto, Fernando Tavares, anuncia que o festival vai contar com 68 espaços abertos, "para prova ou compra, e um número recorde de 40 restaurantes, nas casas ou nas lojas dos habitantes da aldeia”. Pelo Míscaros - Festival do Cogumelo, no Alcaide, vão passar 14 chefes, dois com estrela Michelin e premiados pelo Guia Boa Cama Boa Mesa. Alexandre Silva e António Loureiro, ambos Garfo de Ouro em 2024, vão ser responsáveis por dois momentos de live cooking.
Os visitantes podem ainda encontrar música e animação de rua, o Mercadinho da Terra e do Cogumelo com produtos locais, fazer passeios micológicos e workshops, e participar nas Jornadas do Interior do Jornal do Fundão e nos ciclos de palestras Gardunha XXI. No primeiro dia cabe a Maria Caldeira de Sousa a primeira exibição de live cooking, e à palestra “Cogumelo: da Floresta à Saúde, sinergia perfeita ou o suspeito do costume?”. A programação deste dia termina com cinema, exibindo-se o filme “Fungos fantásticos” de Louie Schwartzberg.
No segundo dia do Míscaros - Festival do Cogumelo há um original “Mini CÃOgumelo: Passeio com Caninos para crianças”, um workshop de desenvolvimento de novos produtos alimentares com cogumelos com CAATA, e o lançamento do livro “Cogumelos Silvestres de Portugal” de José Luís Gravito Henriques.
A 15 de novembro, abre oficialmente o Mercado da Terra e é escolhido o “Melhor Prato com Cogumelos 2024” com o crítico Gastronómico Orlando Esteves e Ricardo Best Jr. A cozinha está em destaque com o live cooking dos chefs Duarte Batista e Rodrigo Alves, seguindo-se, no palco, os chefs Filipe Arvelos e Alice Montanha. Já no dia 16 de novembro fazem-se Sopas da Floresta com os chefs Rodrigo Alves e João D’Eça Lima, estando marcado para as 16h30 o live cooking com Alexandre Silva. Tony Martins e Cristina Sá Marques ocupam a cozinha às 17h30, segindo-se o chef António Loureiro e depois o chef Hugo Nascimento.
No último dia, o Míscaros - Festival do Cogumelo tem uma apresentação de cozinha com o chef Hélio Gonçalves, à qual se seguem as “Sopas da Floresta” com Tony Martins e Cristina Sá Marques. Às 13h00 está agendado um “Mega-Almoço” com o custo solidário de €1 para a reconstrução da Sede da LAA. Pela cozinha do festival passam ainda o chef João d'Eça Lima, o chef Pedro Mendes e ainda o chef Marlei Cardoso e o chef Thamy Cardoso. O festival termina com a atribuição do prémio do concurso “Espaço mais criativo 2024”. A entrada é gratuita.