Está tudo a postos para o Míscaros - Festival do Cogumelo, na aldeia do Alcaide, nos arredores do Fundão. Entre os dias 13 e 17 de novembro, a festa é dedicada ao mundo mágico dos cogumelos e, nesta edição, pretende-se, “ligar o cogumelo à ciência”, anuncia Fernando Tavares, presidente da Liga dos Amigos do Alcaide. Para isso, o programa do festival inclui “uma componente dedicada ao conhecimento e à ciência muito forte, com várias palestras e debates organizados em parceria com entidades como a Gardunha XXI ou o Jornal do Fundão”. Conhecida que é a ligação dos míscaros à gastronomia, “hoje já se encontram 20 espécies, e há cinco anos eram apenas três”, pretende-se agora, explica o organizador, “estudar os benefícios dos cogumelos nas mais diversas valências”.

Míscaros Festival do Cogumelo
Míscaros Festival do Cogumelo Expresso

Naturalmente, não faltam tasquinhas e restaurantes para provar cogumelos sob as mais variadas confeções. Neste contexto, Fernando Tavares, anuncia que o festival vai contar com 68 espaços abertos, "para prova ou compra, e um número recorde de 40 restaurantes, nas casas ou nas lojas dos habitantes da aldeia”. Pelo Míscaros - Festival do Cogumelo, no Alcaide, vão passar 14 chefes, dois com estrela Michelin e premiados pelo Guia Boa Cama Boa Mesa. Alexandre Silva e António Loureiro, ambos Garfo de Ouro em 2024, vão ser responsáveis por dois momentos de live cooking.

Míscaros Festival do Cogumelo
Míscaros Festival do Cogumelo ANTONIO ROSENDO

Os visitantes podem ainda encontrar música e animação de rua, o Mercadinho da Terra e do Cogumelo com produtos locais, fazer passeios micológicos e workshops, e participar nas Jornadas do Interior do Jornal do Fundão e nos ciclos de palestras Gardunha XXI. No primeiro dia cabe a Maria Caldeira de Sousa a primeira exibição de live cooking, e à palestra “Cogumelo: da Floresta à Saúde, sinergia perfeita ou o suspeito do costume?”. A programação deste dia termina com cinema, exibindo-se o filme “Fungos fantásticos” de Louie Schwartzberg.

Míscaros Festival do Cogumelo
Míscaros Festival do Cogumelo Míscaros - Festival do Cogumelo

No segundo dia do Míscaros - Festival do Cogumelo há um original “Mini CÃOgumelo: Passeio com Caninos para crianças”, um workshop de desenvolvimento de novos produtos alimentares com cogumelos com CAATA, e o lançamento do livro “Cogumelos Silvestres de Portugal” de José Luís Gravito Henriques.

A 15 de novembro, abre oficialmente o Mercado da Terra e é escolhido o “Melhor Prato com Cogumelos 2024” com o crítico Gastronómico Orlando Esteves e Ricardo Best Jr. A cozinha está em destaque com o live cooking dos chefs Duarte Batista e Rodrigo Alves, seguindo-se, no palco, os chefs Filipe Arvelos e Alice Montanha. Já no dia 16 de novembro fazem-se Sopas da Floresta com os chefs Rodrigo Alves e João D’Eça Lima, estando marcado para as 16h30 o live cooking com Alexandre Silva. Tony Martins e Cristina Sá Marques ocupam a cozinha às 17h30, segindo-se o chef António Loureiro e depois o chef Hugo Nascimento.

Míscaros Festival do Cogumelo
Míscaros Festival do Cogumelo Expresso

No último dia, o Míscaros - Festival do Cogumelo tem uma apresentação de cozinha com o chef Hélio Gonçalves, à qual se seguem as “Sopas da Floresta” com Tony Martins e Cristina Sá Marques. Às 13h00 está agendado um “Mega-Almoço” com o custo solidário de €1 para a reconstrução da Sede da LAA. Pela cozinha do festival passam ainda o chef João d'Eça Lima, o chef Pedro Mendes e ainda o chef Marlei Cardoso e o chef Thamy Cardoso. O festival termina com a atribuição do prémio do concurso “Espaço mais criativo 2024”. A entrada é gratuita.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram