A Vodafone fez questão de anunciar este seu serviço como o “primeiro em Portugal totalmente digitalizado”. A operadora digitalizou todo o processo de retoma de telemóveis usados, permitindo aos utilizadores fazer a avaliação do seu dispositivo de forma remota – ou seja, a partir de qualquer computador ou smartphone – e receber o respetivo valor.

Este novo serviço permite aos clientes da operadora que utilizem o processo online receber o montante diretamente na sua conta bancária, de forma simples, rápida e segura, sem obrigatoriedade de comprar um novo telemóvel. Como etapa final, apenas precisam de enviar o dispositivo antigo ao parceiro de retomas da Vodafone.

Caso optem pela compra de um novo telemóvel, podem fazê-lo na loja online da Vodafone, recebendo o valor da retoma após a aquisição e podendo beneficiar de descontos adicionais em campanhas promocionais. Os Clientes podem ainda continuar a fazer todo o processo – a avaliação, respetiva retoma e compra – nas lojas físicas da Vodafone, como até aqui.

A utilização deste serviço é totalmente compatível com outros benefícios de aquisição de equipamentos que os clientes da Vodafone já estão habituados a utilizar, como as prestações sem juros e os descontos do Clube Viva.

“Com esta nova possibilidade, a Vodafone distingue-se em Portugal por agilizar o processo de retoma de telemóveis usados, incentivando a uma abordagem mais sustentável e digital e possibilitando uma segunda vida a estes dispositivos. Este serviço é mais do que conveniência — é um passo concreto na promoção da economia circular e na redução do impacto ambiental,” afirma Inês Valadas, administradora da Unidade de Negócios Particulares da Vodafone Portugal.

Sustentabilidade e economia circular

Com este lançamento, a Vodafone reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, ao incentivar a reutilização e o reaproveitamento de equipamentos eletrónicos. Através da retoma digital, os dispositivos usados ganham uma nova vida, evitando o desperdício e contribuindo para a redução da pegada ecológica associada à produção de novos equipamentos.

Todos os telemóveis retomados são cuidadosamente avaliados e, sempre que possível, recondicionados para serem vendidos novamente prolongando o seu ciclo de vida útil. Quando os equipamentos já não estão em condições de serem reutilizados, são encaminhados para reciclagem responsável, garantindo o reaproveitamento de materiais e a eliminação segura de resíduos eletrónicos.

Esta iniciativa está totalmente alinhada com os princípios de economia circular e com os compromissos ESG da Vodafone, promovendo um consumo mais consciente e sustentável.