Com o comércio digital a enfrentar margens cada vez mais apertadas e um público saturado por campanhas promocionais repetitivas, o BrightGroup, recém-formado grupo tecnológico associado à Porto Tech Hub, aposta numa solução disruptiva: uma plataforma de empatia digital que utiliza inteligência artificial para humanizar o atendimento online, combinando expressões faciais, leitura emocional em tempo real e linguagem adaptada ao estado do utilizador.

A tecnologia assenta em avatares virtuais personalizados por setor de atividade, capazes de interpretar emoções e responder de forma empática, simulando o atendimento personalizado das lojas físicas. O objetivo é ambicioso: recriar a ligação emocional entre marcas e consumidores num canal digital cada vez mais desumanizado. Segundo Luís Silva, cofundador do BrightGroup e presidente da Porto Tech Hub, esta abordagem representa “uma nova geração de atendimento digital” e, até ao momento, “única no mundo”.

Fundado em setembro de 2024, o BrightGroup adotou uma estrutura B2B2C e segmentada por verticais, com unidades comerciais autónomas como a BrightPlay (jogos e apostas), BrightStore (e-commerce) e Bright FS (serviços financeiros), todas suportadas pelo hub tecnológico BrightFactory, que centraliza o desenvolvimento da tecnologia. Este modelo modular permite à empresa escalar internacionalmente com rapidez e foco setorial.

A experiência de utilizador é enriquecida pela capacidade de adaptação dos avatares ao comportamento e emoções do cliente, incluindo expressões visuais como sorrisos ou dúvidas, bem como linguagem textual emocionalmente sintonizada. Futuramente, está previsto o lançamento de uma funcionalidade de interação por voz, com entoação natural, elevando ainda mais o realismo da experiência.

Para além da vertente tecnológica e comercial, o projeto assenta em três pilares estratégicos: negócio, responsabilidade social e investigação & desenvolvimento. A equipa, composta por cerca de 15 especialistas, combina perfis séniores da indústria com académicos de referência em I&D, e prevê crescer até ao final do ano.

O lançamento desta plataforma representa não apenas um passo inovador para o BrightGroup, mas também um sinal claro de que o futuro do digital poderá passar por reintroduzir o elemento humano no centro da relação comercial, alavancado por IA e design emocional. Com ambição de escala global e uma proposta inédita, o BrightGroup posiciona-se como um novo ator a ter em conta no ecossistema europeu de tecnologia avançada para negócios.