Numa altura em que a agilidade operacional e a capacidade de escalar inovação são ativos estratégicos, a Amer Sports decidiu abandonar os constrangimentos da infraestrutura tecnológica tradicional e transferiu a sua marca premium Arc’teryx para o SAP S/4HANA Cloud, edição privada. Trata-se de um movimento estruturante, que visa estabelecer um núcleo digital padronizado, flexível e preparado para suportar a próxima geração de tecnologias aplicadas ao retalho de artigos desportivos.

Com presença em mais de 40 mercados e uma força de trabalho global superior a 13 mil colaboradores, a Amer Sports integra marcas reconhecidas como Salomon, Wilson, Atomic ou Peak Performance. Ao optar pela edição privada do ERP cloud da SAP — complementada com a solução verticalizada para o setor da moda — a companhia procura garantir previsibilidade financeira através de um modelo de subscrição, ao mesmo tempo que beneficia de atualizações regulares, inovação contínua e acesso nativo a funcionalidades avançadas como inteligência artificial, monitorização de sustentabilidade e analítica preditiva.

Para Stefan Schubert, Vice-presidente Sénior e CIO do grupo Amer Sports: “O SAP S/4HANA Cloud é o ponto de entrada ideal para a nossa era de planeamento de recursos empresariais na cloud. A transição para a cloud é mais do que uma atualização da nossa arquitetura tecnológica — é uma alavanca para que as nossas marcas inovem mais rapidamente e operem com maior agilidade.”

O movimento surge inserido numa transformação digital mais ampla, que envolve a migração gradual do seu sistema SAP ECC global e um trabalho colaborativo com a SAP em torno de casos de uso com inteligência artificial, capazes de melhorar a resposta operacional e a experiência do cliente.

A ambição da empresa em liderar a curva da inovação tecnológica reflete-se ainda na participação como cliente beta da SAP Business Data Cloud, uma solução SaaS lançada recentemente e que permite unificar, governar e cruzar dados SAP com fontes externas, abrindo caminho para decisões mais informadas e operações mais resilientes.

“Num setor onde a agilidade da cadeia de fornecimento, os insights baseados em dados, a segurança e a continuidade do negócio são fundamentais, orgulhamo-nos de ser parceiros na disponibilização destas capacidades avançadas”, afirmou Manos Raptopoulos, Chief Revenue Officer da SAP para APAC, EMEA e MEE. “Isto permite a uma líder global como a Amer Sports inovar mais rapidamente, otimizar as suas operações e proporcionar experiências excecionais à sua vasta comunidade de atletas e entusiastas de atividades ao ar livre.”

A adoção desta nova arquitetura digital posiciona a Amer Sports na vanguarda do retalho desportivo global, oferecendo uma base tecnológica comum para crescer de forma sustentável, manter a coerência operacional entre geografias e marcas, e reforçar a sua competitividade num mercado cada vez mais orientado por dados e inteligência artificial.