
O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, será palco, no próximo dia 20 de julho, pelas 21h30, do concerto “Embaixada Tenshō 1585”, uma recriação musical de uma das mais emblemáticas viagens diplomáticas e culturais do Japão à Europa no século XVI.
O espetáculo integra a 16.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz e conta com a direção da reconhecida maestra japonesa Tomomi Nishimoto.
Quase 440 anos depois da histórica expedição japonesa ao continente europeu, o IlluminArt Philharmonic Renaissance Ensemble apresenta um repertório cuidadosamente selecionado, transportando o público ao ambiente musical da época. A iniciativa pretende homenagear a Embaixada Tenshō, missão diplomática formada por jovens nobres cristãos japoneses enviada à Europa em 1582, que chegou a Portugal e visitou a corte papal, tendo marcado o primeiro contacto oficial entre o Japão e a Europa.
O programa do concerto inclui obras de compositores renascentistas de renome, como Andrea Gabrielli, Cristóbal de Morales, Josquin des Prez, Giovanni Pierluigi da Palestrina e Tomás Luis de Victoria. Um dos pontos altos será a interpretação de peças do Cancioneiro de Elvas, manuscrito musical do século XVI de grande valor histórico e artístico da Península Ibérica. Este foi entregue à maestra Nishimoto como um desafio artístico especial, destacando a ponte musical e cultural entre o Japão e Portugal.