
O Conselho Intermunicipal de Educação do Ave, composto pelos Vereadores da Educação dos oito municípios da CIM do Ave, concluiu
hoje uma visita de “benchmarking” ao País Basco dedicada ao modelo de governação, administração e direcção da Educação e Formação Profissional. A missão de dois dias visou aprofundar o conhecimento de boas práticas internacionais e reforçar as competências dos actores locais no domínio das políticas educativas.

A ação, integrada na Atividade 1 – Dinamização da Rede Territorial Educativa do Ave, faz parte da operação PIPSE EducAve – “Leave no One Behind”, contou com a participação de oito autarcas e uma técnica da CIM do Ave. Esta iniciativa insere-se num esforço mais vasto de promoção do êxito escolar e da coesão educativa na região do Ave, apoiado pelo Programa Regional NORTE 2030 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.
A comitiva portuguesa, que integrou uma investigadora da RIMED – Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, reuniu com responsáveis políticos e técnicos do sistema educativo basco, como a Viceconsejera de Políticas Educativas, Lucía Torrealday, e o Viceconsejero de Formação Profissional, Jon Labaka. As visitas incluíram instituições de ensino e formação de referência, como a escola IES Botikazar BHI, o centro CIFP Elorrieta Erreka Mari LHII e o centro de inovação Tknika, onde foi apresentado o modelo pedagógico ETAZI.
Para Marta Coutada, primeira-secretária da CIM do Ave, “a partilha de experiências com regiões mais avançadas em termos de organização e inovação educativa é essencial para elevar a qualidade do nosso sistema educativo. O País Basco apresenta soluções inspiradoras que reforçam a importância da cooperação entre os vários níveis de governação e da aposta clara na formação profissional como motor de inclusão e
desenvolvimento territorial”.
A missão permitiu compreender a articulação eficaz entre os níveis nacional, regional e local no contexto educativo basco e conhecer estratégias inovadoras com impacto concreto nas escolas e centros de formação profissional, promovendo uma aprendizagem mais alinhada com as exigências do século XXI.