
A Universidade de Évora (UÉ) foi certificada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) pelo Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, de acordo com a Norma Portuguesa 4552:2022. Essa certificação é resultado de um conjunto de medidas implementadas pela UÉ para promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal de seus trabalhadores.
Nesse contexto, foi criado o CONCILIA.UE, com o objetivo de fomentar uma cultura que privilegie o bem-estar organizacional e a satisfação dos colaboradores, além de investir em competências técnicas e comportamentais para promover a autonomia, a satisfação e o desenvolvimento pessoal e profissional. A iniciativa também visa atrair talentos para a instituição e melhorar as taxas de retenção dos funcionários.
Embora o projeto já tenha sido concluído, a Universidade de Évora continua comprometida com esses princípios e pretende ir além do que é estritamente exigido em termos de boas práticas laborais, serviços e benefícios, apoio profissional e desenvolvimento pessoal. A instituição assume a responsabilidade de planejar e controlar suas operações, avaliar o envolvimento e importância das partes interessadas, bem como dos aspectos relacionados com a conciliação, e implementar programas para atingir os resultados desejados.
O Vice-Reitor para as Políticas para a Vida na Universidade e Relações com a Comunidade, João Nabais, ressaltou a importância da certificação para a Universidade de Évora, destacando que ela reconhece o trabalho já realizado nessa área. Ele também enfatizou o compromisso contínuo de promover o bem-estar, a realização profissional e a construção de um ambiente universitário onde todos se sintam bem e motivados.