No passado dia 30 de Junho, realizou-se a primeira Assembleia Geral do CineClube Gândara Bairrada (CCGB), onde foram constituídos os Corpos Sociais e delineadas areas de atividade nas regiões da Gândara e da Bairrada, até ao final de 2025.

O  CCGB nasce da vontade de um grupo de promotores culturais nas regiões da Gândara e da Bairrada, que pretendem descentralizar o acesso à 7ª Arte nas suas comunidades, trabalhando em rede as vertentes da formação, produção e divulgação. O CCGB pretende ser também um espaço inclusivo, de partilha, de criação de novas oportunidades, de diálogo do cinema em todos os seus géneros, e de formação de novos públicos.


Eleitos por unanimidade, a Direção do CCGB terá Paulo Fajardo como Presidente, André Maia como Vicepresidente e Carla Maia como Tesoureira. A Assembleia Geral terá Ana Pires como Presidente, Gil Ferreira como Vicepresidente e Vítor Glória Soares como Secretário. O Conselho Fiscal será constituído por Vasco Espinhal Otero como Presidente, Paulo Perdiz como Vicepresidente e Justino Melo na qualidade de Vogal. A sua sede estará alojada no Espaço Inovação, na Mealhada.


“Aurora” (Sunrise) é o filme selecionado para a sessão inaugural do CineClube Gândara Bairrada, que terá lugar no Cineteatro Messias, no dia 17 de Julho, às 21H30. Trata-se de um clássico seminal realizado em 1927 pelo génio cinemático F. W. Murnau, vencedor de três Óscares e revolucionário para a sua época, quando o silêncio começou a dar lugar ao som. Uma sessão aberta ao público, realizada no âmbito do programa Encontros de Cinema na Mealhada, promovida pelo Município da Mealhada com o apoio do CCGB e da Aderno.