
A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e a Associação de Futebol do Porto (AFP) anunciaram uma parceria estratégica com o objetivo de combater o sedentarismo e promover o envelhecimento ativo através do desporto. A colaboração, uma das maiores a nível nacional, foi formalizada esta manhã na sede da AFP e contempla a implementação de dois projetos: Walking Football, destinado a pessoas com mais de 50 anos, e ABC da Bola, voltado para crianças.
A parceria tem como meta, numa primeira fase, atingir 5 mil pessoas, incluindo seniores que chegam aos 90 anos, promovendo a saúde física e emocional através da prática desportiva.

Combate ao sedentarismo e prevenção de doenças
Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração da ULSTS, destacou que esta colaboração é resultado de uma vontade conjunta de ambas as instituições para promover a saúde. “Enquanto ULS, temos de ter rasgo para mitigar problemas futuros, focando-nos mais na prevenção, o que significa falar menos em doenças no futuro”, referiu.
José Manuel Neves, Presidente da AF Porto, reforçou a importância do protocolo, sublinhando que “mais desporto significa mais e melhor saúde, tanto física como emocional”. Ele agradeceu à ULSTS pela abertura à cooperação, considerando esta iniciativa um “grande passo” na vida de milhares de pessoas.

Walking Football: desporto adaptado para seniores
O Walking Football é uma modalidade adaptada de futebol, onde não são permitidos corridas, saltos ou cortes, priorizando a proteção dos jogadores com mais de 50 anos. Além de incentivar a prática desportiva, o projeto promove a integração social e o convívio em grupo. Na época passada, a AF Porto organizou seis encontros de Walking Football, envolvendo 263 praticantes federados e 15 entidades entre clubes, universidades seniores, IPSS e juntas de freguesia.

ABC da Bola: incentivo ao desenvolvimento motor das crianças
O projeto ABC da Bola tem como objetivo melhorar as habilidades motoras das crianças através da prática lúdica com a bola, integrando-a no currículo escolar desde o pré-escolar até ao 1º ciclo do ensino básico. No ano letivo anterior, o projeto abrangeu quase 4.000 crianças em 19 agrupamentos escolares do distrito do Porto. Este ano, a AF Porto pretende duplicar esse número. No concelho de Penafiel, as Escolas Básicas de Cabeça Santa e Boelhe estão integradas no ABC da Bola, com cerca de 200 crianças envolvidas.
Esta parceria entre a ULSTS e a AF Porto reflete o compromisso de ambas as entidades em promover a saúde e o bem-estar através do desporto, beneficiando tanto os seniores quanto as gerações mais jovens.