O Centro de Atendimento Clínico (CAC) de Cantanhede abriu ao público.
A sessão de assinatura do acordo de cooperação entre a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, teve lugar no Hospital Arcebispo João Crisóstomo.
“Hoje é um dia feliz, porque com esta melhoria dos cuidados de saúde, em proximidade, cumpre-se, aqui, em Cantanhede, a missão do Serviço Nacional de Saúde”. Foi desta forma que António Gandra Leite d’Almeida, Diretor Executivo do Serviço da Nacional de Saúde (SNS) se congratulou com a abertura do Centro de Atendimento Clínico (CAC) de Cantanhede.
A sessão de assinatura do acordo de cooperação entre a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede teve lugar no Hospital Arcebispo João Crisóstomo. Para além do diretor executivo do SNS, estiveram, também, presentes a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e respetivo executivo; o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede (SCMC), Rui Rato; e o conselho de administração da ULS de Coimbra.
Para o diretor executivo do SNS, “esta parceria vai potenciar e melhorar os cuidados de saúde em proximidade prestados à comunidade de Cantanhede”, sendo também “muito importante na preparação do Plano de Inverno, que será mais bem-sucedido quanto melhores forem as respostas de todas as estruturas envolvidas, incluindo as sociais, na sua execução”.
“Este CAC resulta de um trabalho constante, com todas as instituições parceiras, para prestar melhores e mais eficazes cuidados de saúde em proximidade à população de Cantanhede e de Mira”, destacou o presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, frisando que “as instituições universitárias como a nossa não podem descurar as necessidades da população e ignorar a necessidade de desenvolver serviços de saúde com qualidade e em proximidade. Na ULS de Coimbra temos tido essa preocupação e os resultados estão à vista: um serviço ao utente de qualidade e integrado, baseado nas melhores tecnologias ao nosso dispor”.
“O SNS desenvolve-se e robustece-se numa lógica de Sistema de Saúde, trabalhando com todos os parceiros para melhorar a oferta de cuidados. Não estaremos encerrados numa torre de marfim, ignorando as necessidades da comunidade que servimos, e este não será certamente o último acordo de cooperação que a ULS de Coimbra irá assinar em favor da melhoria da saúde das populações”, concluiu o responsável.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, Rui Rato, afirmou que “para a Santa Casa da Misericórdia é um evento duplamente feliz, primeiro por podermos fazer parte da solução de um problema dos utentes de saúde de Cantanhede e depois por poder fazê-lo neste hospital [HAJC], que é tão bem gerido”. O responsável destacou, ainda, o facto de o CAC funcionar nas instalações do Hospital de Cantanhede, “um caso raro e muito significativo”.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, saudou o acordo que permite que “o concelho passe a contar com um serviço estruturado para atendimento de situações de doença aguda no âmbito do SNS”. A autarca aproveitou o momento para frisar “a grande abertura para o diálogo e a cooperação que a ULS de Coimbra tem tido para trabalhar com as Câmaras Municipais que serve” e recordar que “Cantanhede tem uma cobertura de 100%, no que diz respeito a Unidades de Saúde Familiar, o que é um extraordinário feito, resultado do excelente trabalho que tem sido feito por todas as partes”.