
Mondim de Basto esteve, nos últimos 5 dias, em festa e os Mondinenses celebraram com grande entusiasmo a cultura, a tradição e a identidade que une o concelho.
Os alunos da Escola Municipal de Música abriram os festejos, proporcionando um espetáculo ligeiro e divertido às centenas de pessoas que assistiram no Auditório do Parque Urbano Fernando Pinto de Moura.
Na noite de 24 de julho, mais de 3 milhares de pessoas vestiram-se a rigor e participaram na grandiosa Noite de Romeiros de S. Tiago que, este ano, acolheu 53 grupos do concelho e da região. Os seus trajes, as modinhas populares e os merendeiros fartos, mostraram a autenticidade deste costume popular que se mantém vivo em Mondim de Basto e que atrai cada vez mais participantes.
No dia 25 de julho, Dia do Município, a Câmara Municipal homenageou, em Sessão Solene, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis, e os três grupos de bombos existentes no concelho: a Associação Cultural e Recreativa Reviver as Tradições de Atei, o Grupo de Zés Pereiras de Vilar de Ferreiros e o Grupo de Zés Pereiras de Vilarinho.
Seguiram-se as cerimónias religiosas, com a Eucaristia e a Procissão Solene em honra do Padroeiro S. Cristóvão, que foi acompanhada pela Banda Filarmónica Mondinense e a Banda de Golães.
A animação noturna iniciou com o Despique de Bandas, no Auditório Adriano Correia de Oliveira.
As ruas da Vila encheram-se, ainda, na noite de 25 de julho para o concerto dos Táxi e o programa “Todos à Rua”, que prolongou a animação na Zona Histórica da Vila.
No dia 26 de julho, Nininho Vaz Maia atraiu a Mondim de Basto milhares de visitantes para assistirem a um concerto vibrante. Seguiu-se a dupla de Dj’s Mete Cá Sets que veio pôr Mondim de Basto a mexer até de madrugada.
O dia 27 começou com a Corrida S. Tiago, organizada pela AMA – Associação Mondim Atletismo e que juntou centenas de participantes para correr e caminhar entre os concelhos de Mondim de Basto e Celorico de Basto. A noite tradicional dos Cantares ao Desafio, completou o programa das Festas do Concelho de 2025 com os animados improvisos característicos da música popular.
O executivo municipal faz um balanço muito positivo das Festas do Concelho de 2025, que além dos importantes momentos de animação e convívio, trouxeram grande dinamismo para o comércio e para a economia local.