
A cidade de Setúbal vai integrar uma Rede de Municípios dedicada à celebração da vida e obra de duas figuras marcantes da cultura dinamarquesa: o escritor Hans Christian Andersen e o artista plástico Niels Fischer. A decisão foi aprovada esta terça-feira em reunião camarária e traduz-se na assinatura do protocolo “Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal”.
O acordo, a celebrar com os municípios de Abrantes e da Sertã e com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, prevê o desenvolvimento de um programa de iniciativas conjuntas que visa manter viva a memória dos dois criadores nórdicos, promovendo ações culturais, educativas e artísticas que realcem o seu legado em território nacional.
Niels Fischer, falecido em 2015, deixou uma marca profunda em Setúbal, cidade onde escolheu viver e com a qual estabeleceu uma forte ligação, sobretudo através do Museu do Trabalho Michel Giacometti. A sua admiração por Hans Christian Andersen levou-o a desenvolver projetos que aproximaram o universo literário nórdico do imaginário português, criando pontes interculturais duradouras.
A deliberação sublinha que a criação desta rede “não só preserva as ligações afetivas e artísticas entre Fischer, Andersen e Portugal, como perpetua os valores de amizade, interculturalidade e criatividade que ambos representam”.
Entre os principais objetivos do protocolo está também a organização de um programa comemorativo dos 220 anos do nascimento de Hans Christian Andersen, que se assinala em 2025, e que contará com atividades partilhadas entre os municípios envolvidos, visando valorizar o património imaterial e estimular o diálogo entre culturas.