
Com a chegada de setembro, o tempo começa a refletir a transição do verão para o outono. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o início do mês será marcado por uma mudança significativa nas condições meteorológicas, com a previsão de ventos fortes, céu nublado e até alguns chuviscos a partir deste domingo.
Segundo a análise do IPMA, esta mudança é resultado de uma depressão localizada entre a Península Ibérica e as Ilhas Britânicas, que poderá trazer os primeiros chuviscos ao continente, especialmente durante a manhã de domingo. As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto são as mais prováveis de experienciar estas precipitações ligeiras.
O céu, que em geral estará “pouco nublado”, apresentará períodos de grande nebulosidade até ao meio da manhã e novamente ao final do dia. Além dos chuviscos, está prevista uma pequena descida das temperaturas em todo o país, acompanhada de neblina ou nevoeiro marinho, especialmente ao longo da costa oeste.
Temperaturas Elevadas em Alguns Distritos
Apesar da previsão de chuva e céu nublado, alguns distritos vão manter temperaturas elevadas no início deste mês. Castelo Branco deverá atingir os 33ºC, enquanto Beja e Évora ficarão pelos 32ºC. Faro e Portalegre também se esperam quentes, com máximas de 31ºC. Em Lisboa, as temperaturas máximas deverão atingir os 27ºC, enquanto no Porto não deverão ultrapassar os 23ºC. Setúbal, Bragança e Santarém deverão rondar os 30ºC, enquanto Vila Real será o distrito mais fresco, com temperaturas a baixar até aos 14ºC.