
Ricardo Filipe, ao volante do seu Skoda Fabia R5, sagrou-se vencedor do Rally Flôr do Alentejo – Cidade de Serpa, impondo-se como o mais rápido em seis das sete especiais de classificação da prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.
Domínio e Recuperação
Apesar de um erro na Super Especial noturna, que o levou a fazer duas voltas a uma rotunda em vez de uma, custando-lhe segundos preciosos e a liderança provisória, Filipe recuperou no segundo dia de prova. Demonstrando habilidade e determinação, o algarvio retomou a liderança e garantiu a vitória com uma vantagem de 22,5 segundos sobre o seu mais direto concorrente.
“Correu tudo muito bem. Os troços continuam espetaculares e eu ainda me lembrava de um deles, do tempo em que corria com um Mitsubishi. As notas estavam perfeitas, o Filipe Carvalho fez, como sempre um excelente trabalho, bem como a Racing 4 You que nos colocou nas mãos um carro bem afinado. Andamos sempre rápido, mas dentro da margem de segurança. Tive aquele erro na Super Especial, que nos custou cerca de 15 segundos, mas atacamos no segundo dia e acabamos por ganhar de forma natural. Agora, é pensar já em preparar da melhor forma o Rali de Castelo Branco”, afirmou Ricardo Filipe.
Competição Acesa
Armando Carvalho e Ana Santos, em Mitsubishi Lancer EVO IX, terminaram na segunda posição geral, dominando o Start Sul de Ralis. A dupla manteve-se na luta pelos lugares cimeiros, beneficiando da desistência de Fernando Peres para garantir uma posição estratégica no campeonato.
“Foi uma prova que nos correu bem. Entramos fortes, assumimos a liderança do Start Sul, mas perdemos depois alguns segundos na Super Especial. Na etapa de domingo, sofremos na parte da manhã com o facto de termos utilizado pneus já com algum desgaste, mas à tarde, com pneus novos já conseguimos ser muito rápidos e, com o azar do Fernando Peres, recuperamos a liderança nas contas do Start Sul. Foi um resultado excelente para as nossas contas no campeonato”, comentou Armando Carvalho.
João Bica, com Pedro Conde como navegador, garantiu o terceiro lugar na geral e o segundo no Start Sul de Ralis, com uma performance consistente ao longo da prova. Joaquim Salero e Gonçalo Correia completaram o pódio do Start Sul, ao volante de um Mitsubishi Lancer EVO VI.
Primeira Vitória de Carlos Marreiros Jr.
No Campeonato Start 2RM Sul, Carlos Marreiros Jr. e Nuno Duque conquistaram a primeira vitória da carreira com o Citroen Saxo. Apesar de um problema técnico que os fez perder momentaneamente a liderança, a dupla algarvia recuperou e venceu com mérito.
“Foi um rali que nos correu bem. Lideramos desde o início e, apesar de um pequeno percalço antes da super especial que fechou o primeiro dia, terminamos a etapa inicial já com uma boa vantagem. Na primeira passagem pela especial de Serpa Terra Forte tivemos um pequeno problema no Saxo, que nos fez cair para o segundo lugar. Felizmente conseguimos resolver na assistência, atacamos nas duas últimas especiais e vencemos, julgo, com todo o mérito. Quero dedicar esta minha primeira vitória ao meu avô. É por ele que eu faço ralis!”, declarou Carlos Marreiros Jr.
José Viana Martins e Pedro Contente, em Peugeot 208 VTI R2, asseguraram a segunda posição, enquanto José M. Gomes e José Martins, em Renault Clio, completaram o pódio, mostrando consistência e determinação ao longo da prova.
Próxima Etapa
O Campeonato Start Sul de Ralis segue agora para a costa atlântica com a edição 2024 do Rali de Vila do Bispo, a ser disputado nos dias 6 e 7 de julho.