
Um homem de 56 anos, com um historial de condenações por violação, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) após ter agredido sexualmente uma doente de 19 anos no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Portalegre. O crime ocorreu a 28 de junho e só foi interrompido pela intervenção de um enfermeiro.
A Polícia Judiciária revelou, em comunicado, a detenção de um homem de 56 anos, fortemente indiciado pela prática de um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência agravado. Os factos desenrolaram-se no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Portalegre, onde o agressor se encontrava internado para tratamento de diversas patologias. A vítima, uma jovem de 19 anos, estava igualmente internada naquele departamento.
Aproveitando-se da vulnerabilidade da jovem, que não possuía a capacidade e discernimento necessários para uma livre decisão ou para oferecer resistência, o suspeito violou-a no seu quarto. A conduta criminosa só cessou quando foi interrompida por um dos enfermeiros de serviço.
Este caso ganha contornos ainda mais graves face ao histórico do agressor, que já foi várias vezes condenado pelo crime de violação. O homem será presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.
Outro Caso de Violação no Algarve
A PJ informou que também hoje deteve outro homem, de 26 anos, suspeito de um crime de violação ocorrido a 10 de junho na zona de Portimão. A vítima deste, caso foi uma adolescente de 16 anos.
Neste incidente, agressor e vítima conheceram-se presencialmente, mantendo posteriormente contactos via redes sociais que culminaram num encontro. O suspeito atraiu a adolescente para a sua viatura, estacionada num local ermo, e consumou a violação apesar da recusa e resistência da vítima. Após o crime, o homem transportou a jovem para casa, que de imediato relatou o sucedido aos pais, levando à denúncia às autoridades.