
Na sequência da interrupção da rede elétrica nacional (apagão), a Polícia de Segurança Pública (PSP) informa que relativamente à situação de ordem e tranquilidade públicas e na sequência do plano de resposta por nós implementado, o ponto de situação neste momento é “francamente positivo”.
“A PSP não tem neste momento situações de preocupação ao nível da paz, ordem e tranquilidades públicas na sua área de responsabilidade territorial, não tendo registado quaisquer situações de alteração grave da ordem pública, ou ilícitos criminais de relevo durante este período de exceção”.
“Logo após ter havido notícia da interrupção da rede elétrica nacional, o nosso foco e preocupação foi no sentido do apoio e auxílio a toda a população”, afirma a PSP.
“Com o aproximar do período noturno, a PSP planeou, traçou e implementou um plano de reforço de patrulhamento noturno visando reforçar o sentimento de segurança da população, prevenir comportamentos ilícitos que eventualmente pudessem acontecer durante a falha do fornecimento de energia elétrica (designadamente crimes contra a propriedade) e, no sentido de garantir uma resposta rápida e eficaz a eventuais ocorrências de desordem pública”, aidanta.
“A PSP reconhece a forma exemplar, calma e serena com que os nossos cidadãos responderam a esta situação inesperada e de exceção, o que permitiu que juntamente com a resposta das diferentes autoridades e em concreto da PSP, em conjunto e em sociedade, conseguíssemos ultrapassar e debelar de forma tranquila este problema, reforçando o compromisso de proximidade entre a PSP e a sociedade em geral”, salienta.
“A PSP apesar da interrupção da rede elétrica nacional, os nossos serviços continuaram a funcionar plenamente, com o auxílio de fontes alternativas de energia, mantendo todas as operações essenciais de Polícia, garantindo a paz, a segurança e a proteção da nossa população”, recorda.
“A PSP continuará a reforçar o policiamento e o patrulhamento da via pública, das diferentes infraestruturas, pontos críticos e interfaces de transportes públicos, bem como a responder a todos os pedidos de auxílio, partilhando informações atualizadas caso se justifique, agradecendo mais uma vez a compreensão e a colaboração de todos”, conclui.