
Na passada segunda-feira, o Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA), procedeu à recolha de um Gavião, ainda juvenil, que se encontrava caído no solo, nas traseiras de uma residência na cidade da Marinha Grande.
“A referida ave foi encontrada pela proprietária da residência, que contactou esta polícia”, revela hoje em nota a PSP.
O Gavião estava fraco e apresentava um ferimento na asa esquerda, não apresentando condições para sobreviver no seu meio natural.
Após recolha da ave, a mesma foi encaminhada para as instalações da ECOTECA (ICNF) de Porto de Mós, para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada em liberdade.
Ontem, dia 19 de fevereiro, em colaboração com a Divisão Municipal de Proteção e Saúde Animal de Leiria, a referida Brigada de Proteção Ambiental procedeu à captura de uma raposa junto de uma residência, nesta cidade de Leiria.
A raposa foi avistada pelo proprietário da moradia, no logradouro junto a um galinheiro e “devido à sua rápida prontidão e destreza, conseguiu com que o animal ficasse retido no interior de um espaço vedado, até ser dado o alerta à PSP”.
Depois da captura do animal, a raposa foi transportada numa viatura daquela Divisão Municipal, devidamente acompanhada pela Brigada de Proteção Ambiental, até à Serra da Senhora do Monte, onde foi libertada e devolvida ao seu habitat natural.
O Comando Distrital de Leira da PSP “continua empenhado na defesa e proteção da fauna e flora e solicita a colaboração de todos os cidadãos na denúncia de situações que ponham em causa o bem-estar animal”.