A cidade de Portalegre prepara-se para receber uma intensa e diversificada programação cultural e desportiva, de 22 a 26 de maio de 2024, em comemoração ao seu 474º aniversário. As celebrações, que ocorrerão no Jardim da Corredoura e na Avenida George Robinson, prometem envolver toda a comunidade local e visitantes em atividades para todos os gostos e idades.

O evento terá início no dia 22 de maio, quarta-feira, com a cerimónia de inauguração oficial das festividades, seguida de uma animada arruada conhecida como “Marcha do Botequim”. Durante a noite, o público poderá desfrutar de espetáculos musicais de renomados artistas, como Sloe Gin, Os Raiz e Zé Amaro, culminando com um magnífico fogo de artifício em celebração aos 474 anos de elevação de Portalegre a cidade.

As atividades prosseguem nos dias seguintes, com destaque para o 23 de maio, quinta-feira, que será marcado pelo hastear da bandeira e uma missa solene comemorativa, presidida pelo Bispo de Portalegre, Dom Antonino Dias. Além disso, o dia reserva espetáculos de dança, exposições de arte e desfiles de carroças e maias, enriquecendo a tradição e cultura locais.

Nos dias subsequentes, a programação inclui uma vasta gama de eventos desportivos, como o Meeting de Natação “Cidade de Portalegre” e o III Encontro Nacional de Karaté, demonstrações de atividades desportivas e ainda espetáculos musicais para animar todas as tardes e noites, com artistas como Matias Damásio e Mariana Guimarães, entre outros.

Não faltarão também oportunidades para apreciar a arte local, com exposições de pintura, concertos de bandas filarmónicas e momentos de convívio e animação musical, com destaque para as atuações da Tuna da Academia de Santa Clara e do grupo de cante Os Lagóias.

O encerramento das festividades está marcado para o dia 26 de maio, domingo, com um espetáculo musical do Quarteto G Combo, seguido pelo XVII Festival de Bandas Filarmónicas, no Centro de Congressos da Câmara Municipal.

Durante todos os dias do evento, haverá também oportunidade para explorar o artesanato local, gastronomia regional e iniciativas de instituições sem fins lucrativos, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Não perca esta oportunidade de celebrar a história, a cultura e o dinamismo da cidade de Portalegre, numa festa que promete momentos inesquecíveis para todos os presentes.