A cidade de Portalegre vai receber, entre 21 e 26 de julho, a sétima edição do EOSSME – Estágio de Orquestra de Sopros da Sociedade Musical Euterpe, iniciativa que trará ao Centro de Artes e Espetáculos (CAEP) mais de uma centena de jovens músicos provenientes de diversos pontos do país.

Durante uma semana, os participantes irão desenvolver trabalho técnico e artístico com vista à realização do concerto final, agendado para o dia 26 de julho, às 16h00, no CAEP. O programa inclui obras de compositores como Steven Bryant, Johan de Meij, Fergal Carrol, Hardy Mertens, Gustav Holst e Frank Ticheli.

A direção artística do estágio estará a cargo do maestro André Granjo, responsável pela Banda da União Filarmónica do Troviscal e pela Orquestra Académica da Universidade de Coimbra. A formação dos participantes será assegurada por um grupo de professores de reconhecida experiência.

Pedro Monteiro orientará a classe de trompete, Tiago Rosa será o responsável pelos fagotes, Inês Alegria acompanhará os flautistas, Filipe Valentim dirigirá os saxofonistas, João Pedro Santos assumirá os clarinetes, Luís Marques os oboés, Carlos Rosado as trompas, Alexandre Vilela os trombones, João Semedo a percussão e Nuno Arraiano as tubas e eufónios.

O EOSSME, promovido pela Sociedade Musical Euterpe, assume-se como um espaço de formação, partilha e valorização da prática musical entre jovens intérpretes, tendo como palco a cidade de Portalegre e as suas infraestruturas culturais.