
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, deteve quatro homens suspeitos dos crimes de roubo, homicídio na forma tentada, dano com arma de fogo e detenção de arma proibida, na sequência de factos ocorridos a 16 de março na zona de Loures.
Segundo a PJ, os suspeitos, com idades entre os 20 e os 32 anos, atuaram de forma organizada, intercetando três vítimas à entrada da sua residência. Sob ameaça de armas de fogo e recorrendo a violência física, conseguiram subtrair-lhes dinheiro, bens de elevado valor e várias peças em ouro.
Durante o assalto, as vítimas tentaram refugiar-se numa viatura própria, sendo então atingidas por dois disparos de caçadeira na sua direção. Ainda segundo a investigação, um dos suspeitos apontou uma arma de fogo à cabeça de uma criança de nove anos, exigindo a entrega de mais valores. Em seguida, disparou outras quatro vezes em direção à viatura onde se encontravam as vítimas.
A mesma fonte refere ainda que, perante os gritos de alarme, o suspeito agrediu a criança com uma coronhada no pescoço, deixando-a inanimada, antes de fugir com os restantes coautores.
As investigações realizadas pela PJ permitiram identificar, localizar e deter os quatro homens, tendo sido recolhidos elementos de prova considerados relevantes.
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial. O tribunal aplicou a medida de coação de prisão preventiva a um dos suspeitos, enquanto os outros três ficaram obrigados a apresentações bissemanais às autoridades.