
A cultura estará em destaque em Paredes com o evento “Noites Negras”, que acontecerá entre 31 de outubro e 2 de novembro, na Biblioteca Municipal. A iniciativa reúne várias atividades culturais, com um dos principais momentos a ocorrer na noite de 31 de outubro, às 21h30, quando serão anunciados os vencedores do Prémio Literário António Mendes Moreira. Nesta edição, com o tema “25 de abril”, o concurso registou uma participação ampla, com 178 textos de 170 candidatos provenientes de várias regiões de Portugal e de países como Brasil, Itália e Estados Unidos. O júri, composto por Isabel Alves Pereira, Nassalete Miranda e Vieira Duque, terá a responsabilidade de avaliar as obras submetidas.
A noite seguirá com a apresentação do livro História do Teatro de Revista de Paredes, de Luiz Oliveira, às 22h30. Este livro promete uma reflexão sobre a tradição teatral local, destacando o Teatro de Revista em Paredes.
A programação das “Noites Negras” inclui também uma “Maratona do Café Literário”. No dia 1 de novembro, às 21h30, os escritores Miguel Correia, Pedro Matos Sousa, Rubin Rangel e Rui Luzes Cabral participam numa sessão de leituras e apresentações de livros. Já no sábado, dia 2, José Pedro Soares, Nuno F. Silva, Jorge Braga e Rui Lage assumem o protagonismo do “Café Literário”.
No dia 1 de novembro, será ainda inaugurada a exposição “Livre-Mente”, de Elsa Martins, antes do “Café Literário” da noite. Todas as atividades do evento têm entrada livre, permitindo uma ampla participação da comunidade e visitantes.