O concurso de hortícolas gigantes “O Maior da Minha Aldeia”, disputa que o concelho de Paredes promove há cinco anos, premiou, este domingo, a abóbora de José Santos, com 595 quilos. Segundo fonte autárquica, o produtor algarvio trouxe também à competição de Paredes a maior melancia, com 17,50 quilos, e o maior melão, com 15,62 quilos.

Mas ainda nas abóboras, o segundo prémio foi entregue a João Sousa, de Duas Igrejas, do concelho de Paredes, cuja abóbora ultrapassava a marca dos 402 quilos. Já o terceiro lugar foi para João Cardoso, também de Duas Igrejas, com um exemplar que pesou 392 quilos.

Nas categorias de melancia e de melão, João Sousa, de Duas Igrejas, também ficou na segunda posição com uma melancia de 17 quilos e um melão de 14,495 quilos. 

Já o melão com 12,07 quilos de Rosa Silva, de Duas Igrejas, conquistou o terceiro prémio. José Pinto, de Cinfães, levou o terceiro lugar com uma melancia de 11,33 quilos.

Na categoria de tomate, o primeiro lugar foi conquistado por Cristina Coelho, da Maia, com um exemplar que pesou 1,58 quilos. O segundo prémio foi atribuído a José João Dias, de Rebordosa, com o tomate a pesar 1,42 quilos e a terceira posição ficou para Manuel Machado, de Paredes, com 1,40 quilos.

A entrega de prémios decorre este domingo, no Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa. O evento contou com a animação musical do cantor Nel Monteiro.

No total, a edição deste ano reuniu 35 produtores a concurso. Os primeiros prémios, na categoria de abóbora, são patrocinados pelo Banco Crédito Agrícola. O concurso é promovido pela Câmara Municipal de Paredes e homologado pelo GPC – Great Pumpkin Commonwealth.

O valor monetário dos prémios varia entre os 50 aos mil euros, dependendo das categorias.