
Uma grande operação conjunta contra a exploração sexual de crianças na região dos Balcãs resultou na identificação de 39 suspeitos de abuso sexual infantil e na proteção de 2 vítimas em 8 países.
A Operação MOZAIK 2023 foi liderada pela Polícia Nacional da Eslovénia e coordenada pela Europol no âmbito da Plataforma Europeia Multidisciplinar contra Ameaças Criminosas (EMPACT). O objetivo era identificar e deter pessoas que utilizavam fóruns online e aplicações de mensagens para partilhar e distribuir material de abuso sexual infantil. Os países dos Balcãs Ocidentais – Bósnia e Herzegovina, Macedónia do Norte, Montenegro e Sérvia – juntamente com Eslovénia, Croácia e Hungria realizaram uma série de ações de fiscalização entre 6 e 17 de novembro.
A polícia realizou 41 buscas nos países participantes, após investigações sobre a partilha de imagens e vídeos que retratam abuso sexual infantil. Como resultado, 3 suspeitos foram detidos ou acusados de crimes relacionados com a distribuição de imagens de abuso infantil.
Durante as ações, mais de 200 itens contendo imagens ou vídeos de abuso sexual infantil foram apreendidos, incluindo computadores, telemóveis, servidores de computadores e cartões de memória.
A Europol facilitou a troca de informações entre todos os países envolvidos e melhorou ainda mais o quadro operacional na região, verificando os dados apreendidos e fornecendo pacotes de inteligência para dar continuidade ao trabalho investigativo nesta região e além.
Uma região prioritária No âmbito do EMPACT, Eslovénia, Croácia, Hungria e o Centro Europeu de Cibercrime da Europol uniram-se para criar uma rede de especialistas nos Balcãs Ocidentais com o objetivo de fortalecer a cooperação transfronteiriça na luta contra o abuso sexual infantil.
A campanha de prevenção ‘Diz Não!’ da Europol foi disponibilizada a todos os países da região dos Balcãs Ocidentais nos seus idiomas nacionais.
Esta campanha inclui um vídeo de 10 minutos que retrata dois adolescentes, um rapaz e uma rapariga, sendo explorados online por uma organização criminosa para ganho financeiro e por um agressor sexual online em busca de material sexual adicional, respetivamente. O vídeo inclui conselhos sobre como denunciar esses crimes às autoridades e como evitar ser vítima deles.
Este vídeo foi partilhado com pais, crianças e professores para aumentar a consciencialização nos Balcãs Ocidentais sobre o abuso sexual infantil.
O vídeo está agora disponível nos idiomas dos seguintes 29 países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Bósnia e Herzegovina, Moldávia, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.
Visite a página da campanha ‘Diz Não!’ para obter mais conselhos.
Autoridades participantes na Operação Mozaik Eslovénia: Polícia Nacional Eslovena, Direção-Geral de Polícia, Direção de Polícia Criminal Bósnia e Herzegovina: Polícia do Distrito de Brčko, Unidade Cibernética, Ministério do Interior da República Srpska, Direção de Polícia Criminal, Departamento de Crime de Alta Tecnologia, Federação BIH, Administração Federal de Polícia, Departamento de Combate ao Crime Inter-Cantonal, Serviço de Investigação Criminal Federal Sérvia: Serviço de Combate ao Crime de Alta Tecnologia, Direção de Tecnologia, Direção de Polícia, Ministério do Interior Montenegro: Departamentos de Combate a Crimes Graves, Unidade de Crime de Alta Tecnologia Macedónia do Norte: Ministério do Interior da Macedónia do Norte, Unidade THB, Departamento de Crime Organizado e TF da Unidade SM THB, e Setor de Crime Informático e Perícia Digital Croácia: Ministério do Interior, Direção-Geral de Polícia, Direção de Polícia Criminal, Setor de Inteligência Criminal, Departamento de Cibersegurança Hungria: Serviços Rápidos de Resposta e Polícia Nacional de Investigação, Departamento de Cibercrime