O Município de Odemira, em conjunto com a Força Aérea Portuguesa e a Universidade do Porto, unem esforços para celebrar o centenário da primeira viagem aérea Portugal – Macau (1924-2024), realizada por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia. Este feito histórico, que marcou um momento emblemático na aviação internacional, será relembrado numa série de eventos que se estenderão até setembro de 2024.

A Sessão Oficial de Abertura das Comemorações está agendada para o próximo dia 7 de abril, às 15h30, no Museu do Ar, em Sintra. Este evento marcará o início de um programa diversificado, organizado em colaboração com várias entidades nacionais e internacionais, e que culminará no concelho de Odemira, local de partida da viagem aérea em 1924.

Entre as atividades previstas para a sessão de abertura está a apresentação do Programa Oficial das Comemorações, uma conferência histórica conduzida por Lourenço Henriques-Mateus, da Direção Histórico-Cultural da Força Aérea, e a apresentação do livro “De Portugal a Macau – A Viagem do Pátria”, de Sarmento de Beires, numa edição bilingue português/mandarim coordenada pela Professora Isabel Morujão, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – CITCEM/FLUP.

Além disso, será inaugurada a exposição itinerante “Portugal na aventura de voar. Centenário da Viagem aérea de Portugal a Macau (1924-2024)”, seguida de uma visita guiada ao Museu do Ar e à Sala dos Pioneiros.

As celebrações serão encerradas com a apresentação e degustação de uma edição especial de vinho branco Encosta das Fornalhas, produzido pela Adega dos Nascedios, no concelho de Odemira, e a oferta de um Postal Completo de Correios, alusivo ao Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau, por iniciativa dos CTT Correios de Portugal.