
No ano em que celebra uma década de aposta em Mobilidades Internacionais, o Município de Odemira volta a proporcionar aos jovens do concelho uma oportunidade única para viverem uma experiência transformadora no estrangeiro. Estão oficialmente abertas, desde o passado dia 15 de março, dez vagas para o Voluntariado Internacional de Verão 2025, no âmbito do programa “Regenerar Odemira III”, uma iniciativa integrada no Corpo Europeu de Solidariedade.
As vagas destinam-se a jovens dos 18 aos 30 anos, naturais ou residentes em Odemira, que poderão participar em três projetos distintos, a decorrer em Begunje na Gorenjskem (Eslovénia), Jerez de la Frontera (Andaluzia, Espanha) e Artieda (Navarra, Espanha). Os projetos decorrerão durante os meses de verão de 2025 e têm como objetivo envolver os participantes em causas sociais e ambientais, ao mesmo tempo que lhes proporcionam uma imersão cultural enriquecedora.
Importa sublinhar que todas as despesas associadas à participação – incluindo viagens, alojamento, alimentação, seguro de saúde e uma mesada – estão totalmente asseguradas pelo Corpo Europeu de Solidariedade, não existindo qualquer encargo para os voluntários.
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 15 de abril, devendo ser efetuadas através de formulário online disponível no site oficial do Município de Odemira: www.cm-odemira.pt. Os interessados podem candidatar-se a mais do que um dos projetos disponíveis, aumentando assim as possibilidades de seleção.
A edição deste ano conta com a colaboração das associações Zavod Manipura, AJ Inter e Eco-Aldeia Arterra Bizimodu, reconhecidas pelo seu trabalho de impacto comunitário.
O Município de Odemira destaca que, ao longo dos últimos 10 anos, este programa permitiu a participação de 38 jovens odemirenses em experiências internacionais junto de 27 parceiros de 12 países diferentes, num investimento global superior a 524 mil euros. Paralelamente, Odemira também acolheu 39 jovens de vários países, em projetos de voluntariado junto de 13 organizações locais acreditadas.