
As equipas masculina e feminina do Núcleo Desportivo e Social (NDS) da Guarda conquistaram o 3.º lugar na final nacional do Torneio de Futebol de Rua, que decorreu em Beja, entre os dias 23 e 27 de julho de 2025.
O torneio nacional representa muito mais do que um simples campeonato — trata-se de uma aposta na inclusão social, superação coletiva e espírito de comunidade. No caso do NDS, a performance alcançada foi recebida com especial entusiasmo, destacando o talento e resiliência dos atletas da Guarda, mesmo enfrentando os desafios típicos das regiões do interior.
Para o clube, alcançar o pódio representa muito mais do que uma medalha: é “a prova viva de que há força, qualidade e garra na Guarda”, sublinha a entidade.
Além disso, o torneio é promovido pela associação CAIS em parceria com várias entidades públicas e privadas desde 2004. O projeto busca promover o futebol como ferramenta de intervenção social, através da educação não formal, desenvolvendo competências sociais e pessoais essenciais à integração.
A final em Beja representou o ponto alto de um percurso pautado por entrega, comunidade e esperança — consolidando-se como uma expressão da transformação social através do desporto.