
No próximo sábado, dia 22 de março, o Município de Vila Velha de Ródão volta a associar-se à iniciativa Hora do Planeta, promovida pela organização global de conservação da natureza ANP/WWF. Durante uma hora, entre as 20h30 e as 21h30, toda a iluminação pública do concelho será desligada, num gesto simbólico que reforça o compromisso da autarquia com a sustentabilidade ambiental.
Tal como na edição de 2024, em que o Município foi pioneiro ao suspender toda a iluminação pública do concelho, esta ação visa sensibilizar a população para as questões ambientais e alertar para os desafios que ameaçam o nosso planeta. A iniciativa conta também com a adesão do Agrupamento de Escolas e das maiores empresas do concelho.
Durante este período, as empresas Biotek, The Navigator Company, Paper Prime e Roclayer reduzirão a iluminação exterior ao mínimo indispensável para garantir a segurança das suas instalações, num gesto de responsabilidade social que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a redução da pegada ambiental.
Serão igualmente desligadas as luzes de edifícios e espaços emblemáticos do concelho, como os Paços do Concelho, a ponte sobre o rio Tejo, a ponte pedonal do Enxarrique, o Parque Ambiental do rio Tejo, o Lagar de Varas do Cabeço das Pesqueiras, a Loja de Cidadão de Vila Velha de Ródão e o Largo do Mártir. Este ano, a Infraestruturas de Portugal associa-se à iniciativa, desligando a iluminação da Estação Ferroviária de Ródão. A população é convidada a aderir à causa, apagando também as luzes em suas casas durante este período.
“Mais do que desligar as luzes durante 60 minutos, queremos demonstrar que todas as pequenas ações, quando somadas, podem gerar um impacto significativo, como defende a Hora do Planeta”, afirmou Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão, que há vários anos se assume como parceiro deste movimento global.
Criada em 2007 em Sidney, Austrália, a Hora do Planeta surgiu como um protesto contra as alterações climáticas, reunindo, na altura, 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas que apagaram as luzes durante 60 minutos. O que começou numa única cidade expandiu-se para mais de 187 países, incentivando milhões de cidadãos a reduzir a sua pegada ecológica. Mais informações e sugestões sobre como contribuir para esta causa podem ser encontradas no site oficial do evento (www.horadoplaneta.pt).