
O Município de Castro Verde e a Guarda Nacional Republicana (GNR) celebraram um Protocolo de Cedência em Regime de Comodato das instalações do Posto Territorial de Castro Verde, localizado na Rua Campo de Ourique.
Este protocolo, com uma duração de 10 anos, tem como objetivo garantir os meios e as condições necessárias para a permanência do efetivo da GNR em Castro Verde, reconhecendo o importante papel desempenhado por esta instituição na comunidade, especialmente na manutenção da ordem, segurança e tranquilidade da população.
A Câmara Municipal de Castro Verde tem vindo a envidar esforços para promover obras de reabilitação no Posto da GNR, tendo em conta as atuais limitações e falta de condições operacionais das instalações existentes. Com esse objetivo em mente, foi celebrado um Contrato de Cooperação Interadministrativo entre o Município de Castro Verde, o Ministério da Administração Interna e a GNR.
No âmbito deste contrato, a autarquia contratou a empresa Mota & Pestana, pelo valor de €19.900 + IVA, para a elaboração do projeto de reabilitação. Estima-se que ainda este ano seja lançado o concurso público para a execução das obras.
Com esta cedência das instalações em regime de comodato, o Município de Castro Verde demonstra o seu compromisso em proporcionar melhores condições de trabalho e operacionalidade para os efetivos da GNR, permitindo-lhes desempenhar as suas funções de forma mais eficiente e segura.
A reabilitação do Posto da GNR em Castro Verde irá contribuir para o reforço da segurança e da proteção dos cidadãos, promovendo um ambiente de maior confiança e bem-estar na comunidade local. A parceria entre a autarquia e a GNR é essencial para garantir a tranquilidade e a qualidade de vida dos habitantes de Castro Verde.