
O compromisso social do Município da Chamusca revelou-se, mais uma vez, ao atribuir um total superior a 44 mil euros no âmbito do programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento”. Desde 2017, 153 cartões Abem foram distribuídos, proporcionando o acesso a medicamentos prescritos e comparticipados pelo Estado Português a indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Esta iniciativa solidária, promovida pela Associação Dignitude, conta com o Município da Chamusca como parceiro social desde 2017, sendo responsável pela referenciação dos agregados familiares elegíveis.
Até ao final de 2023, foram referenciados 153 beneficiários provenientes de 80 famílias, resultando na dispensa de um total de 18.478 embalagens de medicamentos. No último dia de 2023, 52 pessoas continuavam a beneficiar deste programa, pertencentes a 34 agregados familiares. No concelho, seis farmácias aderiram ao programa Abem, cujas localizações podem ser consultadas em https://bit.ly/farmaciasabemchamusca.
Segundo Cláudia Moreira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, “O acesso à medicação deve ser um direito acessível a todos de forma digna. Não podemos permitir que haja quem tenha de tomar decisões difíceis, como prescindir da medicação para poder alimentar-se. O Cartão Abem permite-nos erradicar essa realidade.”
O envolvimento do Município da Chamusca nesta causa solidária reflete o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados na agenda 2030. Este projeto, além de inovador, é uma resposta crucial e reconhecida no combate à pobreza, integrando-se num esforço coletivo de promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Os interessados em beneficiar deste apoio social devem solicitar a marcação para Atendimento Social no Serviço de Atendimento Integrado AI+ do Município, entidade referenciadora do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, através do número 800 100 116.
A Associação Dignitude, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, nasceu da colaboração entre a Cáritas Portuguesa, Plataforma Saúde em Diálogo, Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, unindo esforços para proporcionar acesso equitativo a medicamentos a quem mais necessita.