No próximo dia 3 de dezembro, o Município de Moura assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um conjunto de iniciativas que promovem a inclusão e a sustentabilidade, destacando-se a já tradicional Árvore da Partilha, em Moura, e a Nossa Árvore de Natal, em Amareleja.

As decorações destas árvores, que este ano são dedicadas à temática do Brincar , foram inspiradas no livro “A Bondade Cresce” , de Britta Teckentrup. A escolha do tema reflete o compromisso do município em destacar a importância do direito das crianças ao brincar, em alinhamento com as orientações da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras. Assim, ambas as árvores foram apelidadas de Árvores dos Brinquedos .

Uma Comunidade em Ação

A elaboração das decorações conta com a participação de 657 pessoas em Moura, provenientes de instituições como a Creche Amor Perfeito, o Centro Infantil de Nossa Senhora do Carmo, jardins de infância, escolas do 1.º ciclo, a APPACDM, a Fundação São Barnabé , o Lar de São Francisco e a Universidade Sénior. Em Amareleja, 200 participantes da Creche Bem-Me-Quer, da Escola Professor Francisco Honrado Pereira, da Universidade Sénior e do Centro Social de Amareleja uniram esforços para preparar as decorações.

Os materiais recicláveis ​​utilizados, como pacotes plásticos de leite, latas de bolachas e bebidas, e garrafas, refletem o compromisso do município com a sustentabilidade e a regra dos três R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar . Em Moura, foram reutilizados 3.200 pacotes de leite, 100 latas de bolachas, 400 latas de bebidas e 100 garrafas plásticas. Já na Amareleja, são fornecidos 1000 pacotes de leite, 30 latas de bolachas, 200 latas de bebidas e 100 garrafas plásticas.

Datas e Locais das Celebrações

  • Árvore da Partilha : 3 de dezembro, às 10h00, no Largo General Humberto Delgado, Moura.
  • Nossa Árvore de Natal : 4 de dezembro, às 10h00, junto à Torre do Relógio, Amareleja.

Inclusão Social: Protocolo com a APPACDM

No mesmo dia, às 14h30, a Câmara Municipal de Moura e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura (APPACDM) irão renovar os protocolos de colaboração no âmbito das Atividades Socialmente Úteis , um projeto que visa a inclusão de pessoas com deficiência em contexto laboral.

Seis utilizadores da APPACDM irão integrar, durante um ano, diversas áreas do município, como a Biblioteca, Ludoteca, Piscina Municipal e serviços de manutenção. A assinatura dos protocolos terá lugar na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Moura.

Um Compromisso de 19 Anos

Com 19 edições, a Árvore da Partilha continua a ser um símbolo da união da comunidade mourense em torno da inclusão, sustentabilidade e partilha de valores. Este ano, a comemoração reforça a importância de criar um mundo mais justo e acessível para todos.