No próximo dia 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma ocasião especial em que o mundo se destina a promover a inclusão e a conscientização sobre os desafios enfrentados por aqueles que vivem com diferentes capacidades. Neste contexto, o município de Moura prepara-se para comemorar esta data de maneira significativa e inspiradora.

Para marcar este dia tão importante, a Câmara Municipal de Moura irá realizar diversas atividades, destacando-se a emblemática Árvore da Partilha e A Nossa Árvore de Natal, que se erguerão novamente como símbolos festivos na região.

A temática escolhida para este ano destaca o valor afetivo e solidário representado por estas árvores, um conceito habilmente expresso no livro “A Manta do José”, de Miguel Gouveia, que serviu de inspiração para as decorações.

O processo de ornamentação envolveu a participação ativa de 657 pessoas da Ludoteca Municipal de Moura, da Creche Amor Perfeito, do Centro Infantil de Nossa Senhora do Carmo, dos Jardins de Infância e 1.º Ciclo de Ensino Básico da cidade, alunos PIEF e GAAF , usuários da APPACDM, Fundação São Barnabé, Lar de São Francisco e alunos da Universidade Sénior de Moura, além dos professores do concelho de Moura.

Os materiais utilizados para enfeitar as árvores foram cuidadosamente selecionados com base nos princípios de sustentabilidade, incluindo retalhos, blusas, vestidos, cortinados e outros tecidos. Estes foram transformados pelos participantes em adereços que conferem brilho e calor humano às árvores.

Em Moura foram utilizados 500 quilos de tecidos e 20 quilos de lã, enquanto em Amareleja foram utilizados 50 quilos de tecidos e 10 quilos de lã para a confecção das decorações.

A inauguração da Árvore da Partilha está agendada para o dia 4 de dezembro, segunda-feira, às 10h00, no Largo General Humberto Delgado, em Moura. Já A Nossa Árvore de Natal será erguida no dia 5 de dezembro, terça-feira, às 10h00, junto à Torre do Relógio, em Amareleja.

Além das atividades festivas, a data será marcada pela assinatura de protocolos significativos entre a Câmara Municipal de Moura e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura (APPACDM).

Estes acordos de colaboração reforçam o compromisso com as Atividades Socialmente Úteis, um projeto que visa a inclusão dos usuários da APPACDM em contextos de trabalho. Durante um ano, seis clientes da APPACDM serão integrados em diferentes áreas do município, como a Biblioteca, Ludoteca, Piscina, serviços de pinturas e jardins.

A assinatura dos protocolos está marcada para o dia 4 de dezembro, às 15h00, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Moura. Esta iniciativa reflete o compromisso contínuo em promover a igualdade de oportunidades e a integração de todos na comunidade, fazendo o espírito de solidariedade e inclusão que este dia especial representa.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é mais do que um simples dado no calendário, é um momento para reafirmar o compromisso de construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham espaço para contribuir e prosperar, independentemente de suas capacidades.

Que estas celebrações em Moura sejam um exemplo inspirador de solidariedade e conveniência, prático de mote para a construção de um futuro mais igualitário e acolhedor para todos.