Morreu o argumentista e produtor de videojogos Filipe Duarte Pina

Filipe Duarte Pina, argumentista, designer e produtor português de videojogos, morreu esta quinta-feira, 24 de julho, em Lisboa, vítima de uma doença oncológica. Tinha 46 anos.

Nascido em Santarém, a 12 de janeiro de 1979, Filipe Duarte Pina destacou-se no universo da banda desenhada e dos videojogos. A sua estreia na BD aconteceu em 2003, com a obra digital Fraggers, criada em parceria com Filipe Andrade e o irmão Rafael Pina. O primeiro álbum impresso, BRK, seria lançado em 2009, novamente com Andrade.

Entre os seus trabalhos na banda desenhada incluem-se as histórias curtas “Analepse” e “Saudade”, e, mais recentemente, a série “Macho-Alfa”, iniciada em 2021 em colaboração com Osvaldo Medina. Segundo o editor José Freitas, da editora A Seita, o quarto volume deverá ser lançado no outono, coincidindo com o festival AmadoraBD.

No setor dos videojogos, Filipe Duarte Pina trabalhou durante duas décadas em diversas plataformas, incluindo Nintendo, PlayStation e Xbox, e foi consultor em projetos educativos e didáticos. Cofundou as empresas Nerd Monkeys e SeedStudios, e coproduziu o jogo “Under Siege” (2011), considerado o primeiro título português desenvolvido para a PlayStation, comercializado em mais de 60 países e seis idiomas.

Outros projetos de destaque incluem os jogos “Murder in the Hotel Lisbon”, “Express Killer” e “Out of Line”.

Paralelamente, Filipe Duarte Pina dedicou-se ao ensino, tendo lecionado na Escola Superior de Artes e Design (Porto), na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (Lisboa) e na IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, onde cofundou uma pós-graduação em design de videojogos.

O velório realiza-se esta sexta-feira, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, em Almada. O funeral está marcado para sábado, no cemitério do Feijó, no mesmo concelho.