
© Município de Montemor-o-Novo
Na manhã de domingo, 26 de maio, o Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, encheu-se de entusiasmo e energia com a realização do IV Trail da Filhós. Organizado pela Junta de Freguesia de Cabrela, o evento registou uma participação recorde pelo segundo ano consecutivo, com cerca de 500 inscrições confirmadas. Esta foi a segunda prova que integra o Circuito de Trail “Por Trilhos do Montado”.
O ambiente era vibrante e acolhedor, com o aquecimento liderado por Rui Espada. A animação ficou a cargo dos Batucando, que, juntamente com a presença da mascote “Cabrelinha” e do padrinho do Trail, Filipe Nuno, deram início às partidas dos três percursos: 17 km, 10 km e a caminhada.
A caminhada destacou-se pelo convívio e pelo prazer de participar, como afirmou a Vereadora Sílvia Santos. Já nos percursos competitivos, de 17 km e 10 km, os atletas enfrentaram o desafio com determinação.
No Trail Longo masculino, José Lair Silva, do G.D.R. São Francisco da Serra, conquistou o primeiro lugar, terminando a prova em 1:17:18. Luís Ruxa, da equipa Sharish Gin/GD Piranhas do Alqueva, ficou em segundo lugar, seguido de Rodrigo Carrilho, da Casa Benfica Reguengos Monsaraz, vencedor das duas edições anteriores. No feminino, Olga Araujo, do Grupo Pegada Ribeirinha, foi a grande vencedora com um tempo de 01:51:28. Cristina Laranjeiro, também do Grupo Pegada Ribeirinha, e Ana Monteiro, do G.D.R. São Francisco da Serra, ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
No Trail Curto masculino, Pedro Simões, dos Corredores HB Salátia, venceu com um tempo de 46:18, seguido de Rafael Carvalho, do Perna Longa do Almansor, e Guilherme Vicente. No feminino, Carla Pereira, do Grupo Pegada Ribeirinha, liderou com um tempo de 57:14, enquanto Ester, dos São necessários dois, e Alexandra Silva, dos BRRNIGHTRUNNERS, ocuparam a segunda e terceira posições.
O padrinho do Trail, Filipe Nuno, já este ano concluiu uma das provas de resistência de trail mais emblemáticas do mundo, o The Coastal Challenge. Este desafio de 230 km com mais de 10.000 m de desnível, dividido em seis etapas, foi um dos seus feitos notáveis. Em setembro de 2024, Filipe Nuno irá integrar uma comitiva de 10 portugueses, num total de 900 atletas, no TOR330 – Tor des Géants®, considerada a prova de trail de resistência mais difícil do mundo, com 330 km em linha, sem etapas definidas, e um desnível acumulado de 24.000 m, a ser concluída num tempo máximo de 150 horas.
Para mais informações e classificações completas, visite: https://acorrer.pt/eventos/info/3483.