O produtor vitivinícola Monte da Bica, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, vai avançar com a construção de um hotel, dois lagares e uma sala de provas, num investimento de 1,5 milhões de euros, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa explica que o projeto do hotel está apontado para 2027, enquanto os dois lagares de pisa a pé e a sala de provas abrirão este ano.

“Contamos também com uma nova adega e uma adega galeria com exposições regulares e novas experiências para quem nos visita”, realçou, salientando o início na herdade de “um novo capítulo da sua história, que remonta há mais de 100 anos”.

Contactada pela Lusa, fonte do Monte da Bica adiantou que o projeto do hotel encontra-se em “fase de desenvolvimento” e que esse trabalho está a cargo do arquiteto Jorge Guimarães, sem revelar mais detalhes.

Segundo o comunicado, a herdade, com cerca de 350 hectares, perto de Lavre, em Montemor-o-Novo, tem “um modelo de gestão sustentável e diversificado, com atividade em áreas como a cortiça, pinhão, eucalipto, mel, sementes e pecuária”.

Já a produção de vinho arrancou em 2016, tendo a primeira vinha sido plantada em 2005.

“A marca está ainda a iniciar os primeiros passos rumo à internacionalização, com planos para começar a exportar, ainda em 2025, para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha”.

De acordo com este produtor vitivinícola, a estratégia de crescimento da marca inclui também a abertura de novos canais de distribuição e a formação de novas parcerias de negócio.

A gama do Monte da Bica é, atualmente, composta por 10 vinhos.