Município de Mértola lança projeto pioneiro para observação da vida selvagem com câmaras de vídeo de alta definição em tempo real

Nos últimos 11 meses, o Município de Mértola desenvolveu internamente um projeto inovador na área da cinegética e biodiversidade, que promete transformar a maneira como observamos e entendemos a vida selvagem. Este projeto é uma iniciativa única promovida por uma autarquia, com múltiplos objetivos ambiciosos e benéficos para a biodiversidade e a comunidade científica.

Benefícios e Objetivos do Projeto

  1. Demonstrar os Benefícios da Gestão Cinegética: Através de imagens em tempo real, o projeto evidencia as consequências positivas que uma gestão cinegética bem estruturada pode trazer à biodiversidade.
  2. Oferecer Experiências Únicas: Proporciona a todos os amantes da natureza a oportunidade de observar os comportamentos de diversas espécies no seu habitat natural.
  3. Ferramenta de Monitorização: Serve como um recurso valioso para biólogos, ecologistas, técnicos florestais, gestores cinegéticos e investigadores, facilitando o estudo de várias espécies.
  4. Promoção do Território: As câmaras capturaram e divulgaram a extraordinária biodiversidade de Mértola, promovendo o município e as suas riquezas naturais.
  5. Acompanhamento do Projeto PRLIC: Permite à comunidade acompanhar de perto o desenvolvimento deste importante Projeto de Recuperação da Lebre-ibérica e Coelho-bravo.
  6. Registro de Espécies Não Cinegéticas: Documenta diversas espécies alimentadas por caçadores, contribuindo para um banco de dados amplo e diversificado.

Tecnologia de Ponta ao Serviço da Natureza

Equipado com câmaras de alta definição, o Mértola Bio Live Cam transmite imagens da vida selvagem 24 horas por dia, 365 dias por ano. Atualmente, 3 câmaras estão ativas:

  • Parque nº1 do Projeto de Recuperação da Lebre-ibérica e Coelho-bravo: Ver agora esta câmara em direto no YouTube ou no site.
  • Parque nº2 do Projeto de Recuperação da Lebre-ibérica e Coelho-bravo: Ver agora esta câmara em direto no YouTube ou no site.
  • Charca dentro do Centro Cinegético na Zona de Caça Municipal de Mértola: Ver agora esta câmara em direto no YouTube ou no site.

Expansão e Futuro

Em breve, mais duas câmaras serão ativadas, e um prazo médio e longo, o projeto será expandido para incluir novas localizações estratégicas, como:

  • Áreas de cervídeos
  • Cevado de javalis
  • Comedouro de pombos-torcazes
  • Parque de criação de lebre-ibérica
  • Barragem com patos selvagens e outras aves aquáticas
  • Ninhos de Peneireiro-das-torres e águia-imperial-ibérica
  • Locais de passagem de linces

Espécies Captadas

O projeto espera captar imagens de uma vasta gama de espécies, incluindo veados, gamos, javalis, coelhos-bravos, lebres-ibéricas, raposas, texugos, linces-ibéricos, várias aves de rapina e aves aquáticas migratórias, além de uma diversidade de avifauna residente.

Como ajudar?

Qualquer pessoa com um dispositivo conectado à internet pode assistir às particularidades ao vivo dos habitats e comportamentos das espécies. As imagens podem ser acessadas através das seguintes plataformas:

Conclusão

Com o Projeto Mértola Bio Live Cam, o Município de Mértola dá um passo audacioso e inovador na conservação e promoção da biodiversidade.

Para mais informações, visite www.mertolabiolivecam.com e acompanhe este projeto em tempo real.