
A Divisão Policial de Cascais deteve, através de Mandado de Detenção fora de flagrante delito, emitido por Autoridade Judiciária, um jovem de 17 anos, pela prática de quatro crimes de roubo.
Estes foram dois roubos como autor material, na forma consumada, um de roubo qualificado, na forma tentada e um crime de roubo na forma tentada.
A investigação realizada pela PSP abrangeu dois inquéritos, dirigidos pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, relativos aos crimes de roubo referenciados, tendo os factos sido praticados na via pública, em estações ferroviárias e na proximidade de estabelecimentos comercias e escolas.
As vítimas eram menores de idade, selecionadas nos percursos que fazem após saírem da escola onde estudam.
O arguido através da força ou mediante constrangimento, abordava as vítimas, revistando-as com o propósito de se apoderar de bens e valores que as mesmas trouxessem consigo, designadamente dinheiro.
Além disso, ainda as coagia, obrigando-as a dirigirem-se ao ATM mais próximo, para levantar dinheiro, ameaçando-as de agressões físicas caso não digitassem o código multibanco.
Com a detenção realizada, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, mas não menos importante, devolver e fomentar o sentimento de tranquilidade e segurança pública ao Concelho de Cascais.
O detido foi presente a 1.º interrogatório judicial de arguido detido no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.