Um júri constituído por António Pedro Pita, Paula Mendes Coelho e Salvato Teles de Menezes, decidiu atribuir por maioria, na 4.ª edição do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga APE|CM de Coimbra, ao livro Memórias Minhas (Dom Quixote), de Manuel Alegre.

Com fundamentação pode ler-se na acta: «(…) de entre um conjunto de obras cujo elevado valor aqui sublinha, Memórias Minhas, de Manuel Alegre, que, inscrevendo-se numa linhagem autobiográfica, exprime, nos diferentes tempos, trilhos e registos estéticos de um percurso singular, uma muito vigorosa notação dos contextos histórico-sociais, culturais e políticos das nossas últimas décadas como país.

Com a sua identidade de escrita, Manuel Alegre propõe ao leitor caminhos de desvendamento e partilha que se tornam instância notável de diálogo e fruição. Sobressaindo dos restantes trabalhos a concurso, apraz ao Júri referenciar Fortuna, Casa, Tempo e Sorte – Biografia de Luiz Vaz de Camões, da autoria de Isabel Rio Novo, pelo contributo assinalável que traz, mediante um empreendimento de fôlego, à celebração dos quinhentos anos do nascimento do Poeta que tão incomparavelmente marca a nossa História Literária.(…)».

O Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra, destina-se a galardoar anualmente, obras de autores portugueses, nos domínios como biografia, autobiografia, fotobiografias, diário, memórias, entre outros.

O valor monetário deste Grande Prémio é, para quem foi distinguido, de € 12.500,00. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no próximo dia 4 de Julho, Dia da Cidade, em Coimbra.