
Mangualde volta a ser a “Capital do Desporto Aventura”, a 24 e 25 de maio, ao receber mais uma edição do Chalenge Ibérico Super Extreme – CISET Trial 4×4 Chãs de Tavares, que vai contar para o campeonato NorteX4 Ultra4 SUL.
O CISET 4×4 Chãs de Tavares, organizado pela Associação Portuguesa Trial Extremo (APTE) em parceria com a União de Freguesias de Tavares, e o apoio do Município de Mangualde, é a segunda prova da edição de 2025 do CISET 4×4, sendo pontuável para o Campeonato NorteX4 Ultra4 Sul, da responsabilidade do Clube NorteX4.
“É com grande orgulho que recebemos esta prova que traz dinamismo e visibilidade ao nosso concelho. Por outro lado, é importante do ponto de vista económico, para os hotéis, restaurantes, comércio local e também para a promoção dos nossos produtos endógenos”, afirmou o presidente da Câmara, Marco Almeida, durante a apresentação da prova, que decorreu esta quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O presidente da União das Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino, realçou que são esperadas “centenas de pessoas” durante o fim de semana de 24 e 25 de maio.
A apresentação do evento contou também com Luís Pirralho (diretor de prova), José Rui Santos (diretor de prova adjunto) e o piloto mangualdense António Henriques, que integra uma das trinta equipas participantes portuguesas e espanholas.
No primeiro dia, sábado, realiza-se a Especial Perícia (14h00) e a Super Especial Noturna (21h00), junto à Praia Artificial de Mangualde.
No Domingo, 25 de maio, a competição desloca-se para a Serra das Pousadas, com acesso feito por uma estrada de um único sentido a partir da N16, com entrada na localidade de Guimarães de Tavares e saída por Freixiosa ou Outeirinho.
De acordo com a organização, a edição 2025 do CISET 4×4 é composta por 6 provas, das quais Chãs de Tavares / Mangualde é a segunda, seguindo-se as passagens por Couço (Coruche), São Vicente (Ilha da Madeira), Vila Nova de Cerveira e Ilha de Porto Santo. A primeira prova foi disputada em Oliveira de Frades.