O Lusitano de Évora tem estado bastante ativo, no que diz respeito à preparação para a nova temporada, a primeira de sempre na Liga 3.

Depois de ter anunciado as renovações de Marcelo Valverde e de Cassiano Borges, o clube apresentou também a renovação mais 14 jogadores.

Começando pela baliza, o guardião que foi sendo titular na ausência de Marcelo vai ficar em Évora por mais uma temporada. Duarte Martins foi uma das estrelas na conquista do Campeonato de Portugal e segue com os lusitanistas para a terceira divisão.

Já na defesa, os habituais titulares também se vão manter. Depois do capitão Cassiano, o seu parceiro Tiago Palancha também vai seguir para a Liga 3, assim como Rodrigo Monteiro.

Nas alas, João Pinto e Marcos Soares são dois nomes que também surgem nas renovações.

No miolo, a base também se mantém, uma vez que Mauro Andrade, Tiago Baptista e Martim Águas (habituais titulares) acertaram renovação com o Lusitano. Para além deles, também Tomás Lima e Dionisio Mendonça (habitual nome na “B”) vão continuar em Évora.

É no ataque que aparecem as novas caras para próxima temporada.

Depois de brilhar em Elvas, o extremo argentino Franco Almara deixa os cavaleiros após duas épocas em que somou 59 jogos, 6 golos e 9 assistências.

Porém, o clube anunciou o regresso de Gustavo Vicente, de 17 anos, ao clube. Ainda com idade de júnior, mas já conta com duas temporadas de verde e branco, uma vez que representou o Lusitano entre 2020 e 2022, na formação. Saiu para o Vitória FC, onde marcou 17 golos.

Ainda no ataque, o Lusitano de Évora anunciou a renovação das principais referências ofensivas. Trata-se de Dida, Miguel Lopes e Sele Davou e ainda do brasileiro Roger Almeida.

De sublinhar que o técnico Pedro Russiano também vai continuar no clube, após uma prestação histórica em 2024/2025.