O próximo fim de semana, em Lousada, volta a ser dedicado às camélias. O XIII Festival Internacional de Camélias vai decorrer de 10 a 12 de março, na Praça das Pocinhas, com o habitual mercado e passeio aos jardins de camélias do concelho, mas há também novidades a assinalar (como os workshops).

A primeira, porém, acontece logo no primeiro dia, sexta-feira, com a apresentação da peça “A Tempestade”, protagonizada pela Jangada Teatro, no Auditório Municipal, a partir das 21h30.

No sábado, a habitual sessão de abertura, pelas 15h00, conta com nova atuação da Jangada teatro, seguindo-se a entrega dos prémios relativos ao concurso das camélias.

Sem surpresas, às 16h00 é então aberto o mercado das camélias que, nesse dia, vai funcionar até às 20h00.

Paralelamente, e isso, sim, constitui mais uma novidade para este ano, vão realizar-se workshops na Biblioteca Municipal e no Centro de Interpretação do Românico (CIR), a partir das 15h30.

A ilustradora Davina Falcão vai ser a dinamizadora da atividade “Desenho de Natureza – Flores e Plantas”, na Biblioteca. Por sua vez, o workshop de fotografia digital “As flores através da lente” vai ser da responsabilidade do fotógrafo Ricardo Raminhos, no CIR.

No domingo, as atividades têm início às 9h00, com o tradicional passeio pelos jardins de camélias da Quinta da Tapada, em Casais, Casa de Cimo de Vila, em Sousela, e Casa de Argonça, na Ordem. A mesma visita repete-se às 14h30.

As inscrições para quem pretenda participar neste passeio e também nos workshops devem ser efetuadas em www.cm-lousada.pt/p/festivaldascamelias.