Hoje, dia 18 de novembro, celebra-se o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, com o tema de 2024 a focar-se nas “Tecnologias emergentes: ameaças e oportunidades para a proteção das crianças contra a exploração sexual e o abuso sexual”.

Em Lousada, a data é marcada por iniciativas organizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), em parceria com os agrupamentos de escolas locais e a Polícia Judiciária – Diretoria do Norte. As ações, dirigidas aos estabelecimentos de ensino público do concelho, têm como principal objetivo sensibilizar crianças e jovens para a importância da sua proteção e a promoção dos seus direitos.

As atividades incluem sessões informativas e pedagógicas que abordam questões relacionadas com os riscos e as potencialidades das tecnologias emergentes, destacando a necessidade de uma utilização segura e consciente dos meios digitais.

Esta iniciativa integra-se numa estratégia mais ampla de promoção dos direitos das crianças, com o intuito de prevenir situações de exploração e abuso, enquanto se fomenta o debate sobre os desafios impostos pelas novas tecnologias no contexto da proteção infantil.

O Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual foi instituído pelo Conselho da Europa em 2015, como uma forma de sensibilizar a sociedade para este problema e reforçar as medidas de prevenção e combate em todos os países membros.