
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou a abertura da Lagoa de Santo André ao mar para o próximo dia 8 de abril, a partir das 16h00, sujeita a eventuais alterações devido às condições meteorológicas. Segundo a APA, em coordenação com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o rompimento da barra arenosa que separa a Lagoa do mar está planeado, podendo haver ajustes conforme as condições físicas em jogo.
A confirmação desta abertura surge após uma ação de protesto promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém e pela Junta de Freguesia de Santo André no dia 5 de março, que reuniu cerca de 100 participantes, incluindo autarcas, ambientalistas, pescadores, população local e associações. Durante o protesto, foi manifestado o descontentamento face à posição inicial da APA de não abrir a Lagoa este ano.
Persiste a expectativa em relação ao processo no terreno, uma vez que este tem sido um desafio nos últimos anos, contrariando o objetivo de renovar a água da Lagoa, melhorar a qualidade dos ecossistemas e impulsionar a economia local. O desfecho deste processo será acompanhado de perto por todos os envolvidos, numa esperança renovada de benefícios para a região.