Naquele que é o seu primeiro mandato autárquico como presidente da União de Freguesias (UF) de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, José Manuel Matias faz um balanço positivo do trabalho realizado em equipa. Entrevistado no âmbito do programa “Junta à Conversa”, o autarca destaca desta experiência “o contacto” com as pessoas e o empenho do executivo em, diariamente, resolver os problemas com que é confrontado.

Eleito em setembro de 2021 pelo Partido Socialista, José Manuel Matias está ao leme da freguesia mais populosa de Oliveira do Hospital, de que faz parte a própria sede de concelho, onde se chega a confundir a ação da Junta com a do próprio Município. “Sente-se mais na cidade”, contou, explicando que a ação da UF é mais visível na área suburbana da freguesia, ao nível de arruamentos, caminhos públicos, lavadouros, tanques e cemitérios, onde se inclui o cemitério velho da cidade.

Na cidade, a face mais visível da UF são “os eventos que promove”, nomeadamente o “Há Festa na Zona Histórica”, o “Festival de Tunas Académicas” e mais recentemente a “Feira das Peraltas e de São Braz”.

Em termos de obras, o mandato fica marcado pela construção de raiz do parque infantil, entre o Alqueve e a Lameira, no espaço que outrora tinha sido criado para esse efeito, mas que se encontrava obsoleto, a recuperação de fontanários, as casas de banho públicas de S. Paio de Gramaços e a requalificação da sede da UF, localizada na cidade.

O mandato fica, também, marcado pela iniciativa “Ginástica + de 50” que decorre, duas vezes por semana, no pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços, cuja participação é gratuita e que conta com mais de três dezenas de participantes.

José Manuel Matias espera ainda recuperar o espaço de lazer contíguo ao jardim de infância que foi construído, requalificar a fonte do Ameal e proceder a outros arranjos ainda pendentes.

Quase a chegar ao final deste desafio, o autarca diz estar de “consciência tranquila” em relação ao caminho percorrido, na certeza porém de que não cumpriu tudo o que prometeu, mas que, por outro lado, foram executadas obras “prementes” que não estavam no programa eleitoral. “Globalmente acho positivo o desempenho da equipa”, comentou, destacando a parceria do Município de Oliveira do Hospital na execução de trabalhos de maior monta.

Com as próximas eleições autárquicas no horizonte, José Manuel Matias abriu o jogo na Rádio Boa Nova, dando como certa a sua recandidatura pelo PS à UF de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços: “Fizemos o balanço do que foi feito e é positivo. Sei o que falta fazer e tenho ideias em mente que, em caso de ser eleito, quero objetivar”.

A entrevista com José Manuel Matias está disponível em PODCAST. Ouça aqui: