
Na contagem decrescente para a EXPOH 2025, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital mostrou-se, hoje, muito entusiasmado com o evento que conta com um “cartaz top”, que é de “excelência” e que o leva a prever que consiga atrair uma “enchente” na ordem dos 50 mil visitantes.

O número de bilhetes vendidos até agora leva José Francisco Rolo a acreditar numa “grande afluência” ao evento, que vai decorrer de 23 a 27 de julho, cujo cartaz sofreu uma alteração de última hora. Jorge Palma, que estava previsto para noite de 26 de julho, cancelou o concerto por motivos de saúde e a organização substituiu o artista por Miguel Araújo, também apontado como um dos melhores compositores do país.
Alterado o cartaz, que abre no dia 23 com Némanus, conta com Plutónio (24), Hybrid Theory (25), Miguel Araújo e Capitão Fausto (26) e fecha com Calema na última noite (27), o momento é de dar forma ao evento no Parque do Mandanelho, um dos principais pulmões verdes da cidade. Vai ser neste “espaço fantástico” que vai decorrer a EXPOH, que “evoluiu para este formato de festival e de promoção dos produtos locais de qualidade”. O evento volta a afirmar-se como “um palco dos talentos de Oliveira do hospital”, seja pela realização do concurso Soltem Talentos, na noite de 24 de julho, seja também pela animação que é garantida no Palco 2 do evento, por onde vão passar bandas e artistas locais e regionais.
Este é, acima de tudo, um “festival para as famílias” e “uma exposição da identidade de Oliveira do Hospital”, que vai contar com vários espaços, com destaque para a restauração, o associativismo, doçaria e licores, street food, zona lounge, fun zone e kids zone, artesanato, espaço educativo, zona institucional, setor imobiliário e mobilidade. Nota também para os espaços de bem-estar e responsabilidade animal com a presença do CROA, divulgação turística e de promoção ambiental na iniciativa que se volta a afirmar como um eco evento.
A EXPOH, que em cada ano tem a pretensão de evoluir “com base na racionalidade financeira”, conta este ano com um investimento municipal de 160 mil Euros, “que talvez seja o maior de sempre” com o objetivo de ter um “efeito multiplicador na economia local”, muito em particular nas áreas da restauração e do alojamento.
“Maior” é também a aposta na “segurança e no bem-estar” em cada um dos dias, com a mobilização das duas corporações de bombeiros do concelho, um dispositivo da Proteção Civil Municipal, a GNR, uma empresa privada de segurança e sistema de videoviligância. O objetivo é fazer da EXPOH “um evento com ambiente de segurança”.
Esta manhã, o presidente da Câmara Municipal reiterou o convite para uma visita à EXPOH, que reúne “todos os ingredientes para um ambiente descontraído e de convívio alargado”, onde é “possível assistir a grandes nomes da música nacional”.
José Francisco Rolo garante “cinco dias de experiências agradáveis”, durante os quais a EXPOH se apresenta na forma “de um grande sorriso e de um grande abraço para a região Centro e Portugal inteiro, convidando todos a vir e descobrir Oliveira do Hospital”.