O inverno tem início marcado para esta sexta-feira, às 03h27 (hora de Lisboa), e traz consigo uma previsão de condições climáticas variadas em Portugal, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, este arranque de estação caracteriza-se por céu pouco nublado e temperaturas máximas entre os 7 e os 17 graus Celsius em diferentes regiões do país.

Para sexta-feira, a previsão aponta um cenário de céu pouco nublado ou limpo, com exceção do nordeste transmontano e Beira Alta, onde a nebulosidade se fará sentir até ao início da tarde. O vento será fraco a moderado, soprando por vezes forte nas áreas elevadas.

As temperaturas tenderão a oscilar entre os -3 graus Celsius, em Bragança, e os 8 graus, em Lisboa e Faro, para as mínimas, e entre os 7 graus, na Guarda, e os 17 graus, em Faro, para as máximas.

A partir de sexta-feira e até dia 26, Portugal continental será influenciado por um anticiclone situado a noroeste, movendo-se gradualmente para a Península Ibérica. Esperam-se dias com céu pouco nublado ou limpo, com presença de nebulosidade especialmente até ao meio da manhã no interior Norte e Centro.

O vento, inicialmente de norte/nordeste, tenderá a enfraquecer e a mudar para leste/nordeste. Prevê-se que, a partir do dia 24, véspera de Natal, o vento seja fraco e predominantemente do quadrante leste.

O IPMA adianta a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal até dia 26, principalmente no nordeste transmontano, na Beira Alta e nos vales dos rios. Na véspera e dia de Natal, a presença de uma depressão em altitude junto à Península Ibérica pode causar precipitação, embora seja um cenário pouco provável.

As temperaturas estimadas variam entre os 10 e os 20 graus, com valores mais altos no Alentejo e Algarve, e entre os 5 e os 10 graus no interior Norte e Centro. As mínimas deverão oscilar entre os 2 e os 8 graus, sendo mais elevadas no litoral Centro e Sul, e entre os -3 e os 2 graus no interior Norte e Centro.

Até dia 26, a agitação marítima será mais intensa na costa ocidental, com ondas que podem alcançar entre 2,5 a 3,5 metros, prevendo-se uma diminuição gradual para alturas significativas inferiores a 2 metros a partir de sábado.