
No próximo sábado, dia 18 de maio, pelas 15h00, o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino terá a honra de inaugurar a exposição “A Gare Marítima de Alcântara, por Almada Negreiros”. Este evento promete uma viagem fascinante pelo universo artístico do reconhecido José Sobral de Almada Negreiros.
Na exposição, será possível mergulhar na profundidade das referências à cultura e história portuguesas do século XX. Almada Negreiros, o “artista sem mestres”, imortalizou a Gare Marítima de Alcântara com sua perspicácia e genialidade. Inspirando-se na humanidade das pessoas comuns que por ali circulavam, ele captou momentos de passeios, trabalho, gritos e sonhos, transformando essas vivências em obras de arte.
A Sala Manuel do Carmo Peixeiro, do Museu da Tapeçaria de Portalegre, terá a honra de receber esta mostra pela primeira vez. É uma oportunidade única para testemunhar a diversidade de visões sobre a história, expressas de forma magistral pelo talento incomparável de Almada Negreiros.
O Município de Portalegre, a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e o Montepio Geral – Associação Mutualista unem-se para convidar todos a participarem nesta inauguração especial. A exposição estará aberta ao público até dia 31 de agosto de 2024, proporcionando a todos a oportunidade de se deleitarem com a genialidade deste grande mestre da arte portuguesa.