O Município de Ílhavo vai investir cerca de 9,3 milhões de euros na criação de 72 novos fogos habitacionais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação. O investimento abrange a construção de dois edifícios com 32 fogos cada — um na Gafanha da Nazaré e outro na Gafanha da Encarnação — e a reabilitação de um edifício com 8 fogos, também na Gafanha da Nazaré.

As obras, com um prazo de execução de 12 meses, são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através de candidaturas apresentadas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), ao abrigo do programa 1.º Direito.

A primeira intervenção arrancou com a reabilitação de um edifício na Rua Padre Manuel Bernardes, adquirido pelo Município de Ílhavo, que dará lugar a oito fogos habitacionais renovados. A empreitada, no valor de 798.165,74 euros, pretende garantir melhores condições de conforto térmico, acústico e eficiência energética.

Paralelamente, decorre já a construção de um edifício de 32 fogos na zona do Bebedouro, também na Gafanha da Nazaré. A obra, adjudicada por 4.474.589,04 euros, está a ser executada com recurso a um modelo modular que permite maior rapidez de construção.

Na Rua do Carmo, na Gafanha da Encarnação, está também em curso a construção de um edifício idêntico, igualmente com 32 fogos e construção modular, adjudicado por 4.086.906,42 euros. Ambas as empreitadas contemplam ainda arranjos exteriores para garantir a boa integração urbanística dos edifícios.

Estas intervenções surgem na sequência da dificuldade do Município em adquirir fogos devolutos no mercado, após a abertura de um edital sem qualquer manifestação de interesse. Com este reforço na habitação social, o Município de Ílhavo reafirma o seu compromisso com o acesso a habitação condigna, sustentável e acessível para todos os cidadãos.

Perguntar ao ChatGPT